Logo Folha de Pernambuco

eleições na polônia

Polônia realizará eleições legislativas em 15 de outubro, anuncia presidente

Os eleitores poloneses deverão eleger 460 deputados e 100 senadores

Andrzej Duda, presidente polonêsAndrzej Duda, presidente polonês - Foto: Mateusz Slodkowski / AFP

As eleições legislativas na Polônia, um país comandado há oito anos pelo partido nacionalista populista Direito e Justiça (PiS), serão realizadas em 15 de outubro, dentro dos prazos constitucionais, anunciou o presidente polonês, Andrzej Duda, nesta terça-feira (8).

"Foi decidida a realização das eleições em 15 de outubro de 2023", declarou o mandatário na rede social X, antes conhecida como Twitter.

Os poloneses deverão eleger 460 deputados e 100 senadores.

Segundo as pesquisas, o PiS parte com vantagem para vencer pela terceira vez consecutiva, embora não tenha apoio suficiente para governar sozinho.

De acordo com as pesquisas, os nacionalistas-populistas possuem 33% das intenções de voto, à frente do principal partido de oposição, o centrista Plataforma Cívica (PO), que contaria com um apoio de 26% a 32%.

O partido de extrema direita nacionalista libertário e eurocético Confederação ficaria em terceiro lugar com aproximadamente 12% dos votos.

Em quarto lugar, estaria a coalizão do partido rural PSL e de centro-direita Polska 2050, e a esquerda com entre 10% e 11% dos votos, segundo diferentes pesquisas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter