Logo Folha de Pernambuco

Meio Ambiente

Poluição obriga Nepal a fechar escolas pela primeira vez

O governo pediu à população que fique em casa

No fim da semana passada, Katmandu, capital do Nepal, alcançou valores de mais de 300 no índice de qualidade do arNo fim da semana passada, Katmandu, capital do Nepal, alcançou valores de mais de 300 no índice de qualidade do ar - Foto: Prakash Mathema/AFP

O Nepal ordenou o fechamento das escolas devido à poluição do ar pela primeira vez em sua história. A capital, Katmandu, envolta em uma nuvem densa de partículas, é uma das cidades mais poluídas do mundo.

No fim da semana passada, Katmandu alcançou valores de mais de 300 no índice de qualidade do ar, o nível mais alto de alerta. "Decidiu-se fechar as instituições de ensino até sexta-feira. Pelo que sabemos, é a primeira vez que as escolas estão fechadas devido à poluição", disse à AFP Deepak Sharma, porta-voz do Ministério da Educação.

O governo pediu à população que fique em casa. Especialistas atribuem a poluição ao efeito combinado dos incêndios florestais em várias partes do país com as condições atmosféricas.
 

A visibilidade reduzida devido à poluição afetou os voos no aeroporto de Katmandu, gerando atrasos de horas. O aeroporto chegou a fechar por algumas horas na última sexta-feira, informou um representante aeroportuário.

Veja também

Governo peruano denuncia tentativa de derrubar presidente por cirurgia no nariz

Governo peruano denuncia tentativa de derrubar presidente por cirurgia no nariz

Anistia Internacional acusa Israel de 'genocídio' em Gaza
Genocídio

Anistia Internacional acusa Israel de 'genocídio' em Gaza

Newsletter