MOBILIDADE

Ponte Giratória: após reavaliação da estrutura, nova licitação da reforma será lançada neste mês

Ponte Giratória liga o bairro de São José ao Bairro do Recife

Ponte Giratória passa por obra de requalificaçãoPonte Giratória passa por obra de requalificação - Foto: Walli Fontenele / Folha de Pernambuco

Construída há mais de 50 anos, a Ponte Giratória, estrutura responsável por conectar o bairro de São José ao Bairro do Recife, na capital pernambucana, ganhará um novo projeto de reforma ainda neste mês de julho.

O anúncio do cronograma do novo projeto foi apresentado nesta segunda-feira (1º) pela Prefeitura do Recife. Iniciada no último ano, a obra da Ponte Giratória precisou ser paralisada depois que foram identificados problemas estruturais ocultos.

De acordo com o professor doutor em engenharia civil e especialista em pontes e viadutos Carlos Calado, a visualização da questão só foi possível durante o trabalho de reforma. Ao retirar o concreto antigo, o problema foi identificado. 

“Estruturalmente falando, não tinha nenhuma trinca, nenhuma fissura que mostrasse que, estruturalmente falando, ela [a ponte] estava sofrendo. Quando foi feito o trabalho de apicoamento, para poder fazer o concreto jateado, uma parte do concreto que não estava visível caiu”, afirmou.

Com a questão estrutural, a ponte precisou ser totalmente interditada. Em seguida, diversos ensaios e testes foram realizados em busca de um diagnóstico preciso da questão

“Não é apenas recuperar a ponte, é fazer com que ela atenda todas as exigências que hoje são aplicadas para um projeto novo”, destacou Carlos Calado. 

Após essa etapa, necessária para garantir a segurança das obras, o novo projeto da ponte entrou em fase de conclusão e deverá ser licitado ainda neste mês. Assim, a previsão é de que a obra seja retomada neste ano.

Confira o anúncio oficial da Prefeitura do Recife:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura do Recife (@prefeiturarecife)

Veja também

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção
EUA

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 
Maduro

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 

Newsletter