Logo Folha de Pernambuco

SINTOMAS GRIPAIS

Pontos de testagem para Covid-19 em Pernambuco registram alta demanda

Na antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), no Recife, a procura por testes é grande e filas se formam no local

Movimentação no ponto de testagem da Fusam Movimentação no ponto de testagem da Fusam  - Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

Com o aumento de pessoas com sintomas gripais e de casos de Covid-19 em Pernambuco, filas se formam nos pontos de testagem para a doença disponibilizados pelo Governo do Estado e pelas prefeituras. Na antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), no Recife, a procura por testes é grande e as pessoas que necessitam de atendimento precisam esperar mais para realizar a testagem. 

Grandes esperas 

A arquiteta e urbanista Larissa Castro, de 27 anos, aguardou mais de uma hora e meia para fazer o teste na fundação nesta quinta-feira (16). Ela começou a sentir os sintomas da doença e logo foi fazer a testagem. 

“Graças a Deus deu negativo, agora me sinto mais tranquila. Estou vacinada com as três doses, aguardando ansiosamente a quarta. O atendimento foi organizado, mas ainda muito lento. Eu passei mais de uma hora e meia aguardando todo o processo de fazer o cadastro, fazer o teste e aguardar o resultado. Eu não esperava encontrar tanta gente, é realmente alarmante e mostra que os casos estão aumentando bastante. Eu já retomei o uso da máscara há um tempo e agora vou reforçar ainda mais para tentar controlar mais esse número”, destacou Larissa. 

A diarista Ana Paula Barbosa dos Santos, de 50 anos, também realizou o teste no mesmo local e se diz mais tranquila com o resultado negativo. A espera também foi grande para realizar o teste. 

“Não queria correr o risco de contaminar outras pessoas. Uma das pessoas que convivo não pode de jeito nenhum ter contato; a imunidade dela é muito baixa. Foi um pouco burocrático para preencher o formulário, porque a demanda é grande, mas o teste em si foi rápido. Agora eu estou tranquila para trabalhar, ir para as casas sem medo e sem culpa”, pontuou Ana Paula. 

Municípios abastecidos 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), periodicamente, os municípios pernambucanos estão sendo abastecidos com testes rápidos de antígeno

“As entregas são realizadas semanalmente no intuito das gestões municipais fortalecerem suas estratégias de testagem, proporcionando rotineiramente o acesso ao exame em locais próximos às residências dos munícipes, em unidades básicas de saúde, policlínicas e outros espaços públicos onde há grande circulação de pessoas”, diz a nota.

“É importante ressaltar que, desde o início da pandemia, a gestão estadual ofertou todo o suporte necessário aos municípios, investindo em pontos fixos de testagem e programas itinerantes, como o TestaPE”, acrescentou. 

Locais de testagem

Atualmente, o Governo do Estado oferece quatro pontos de testagem para Covid-19 por demanda espontânea

Na Fusam, localizada na Praça Oswaldo Cruz, nº 359, no bairro da Boa Vista, a população pode realizar o teste de domingo a domingo, das 08h às 17h. Já no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na Várzea, o atendimento também funciona todos os dias e o horário é das 08h às 18h. Na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), localizada na avenida Afonso Olindense, nº 1513, também na Várzea, o funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. No local, a população também pode marcar o atendimento pelo aplicativo ou site do Atende em Casa

Para os passageiros em desembarque e funcionários do Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes - Gilberto Freyre, na Imbiribeira, a testagem também funciona todos os dias, das 8h às 17h.

Além dos locais disponibilizados pelo governo estadual, as prefeituras oferecem pontos de testagem para a doença atendendo os munícipes de cada localidade. No Recife, sete locais para testagem estão disponíveis para os moradores da capital pernambucana, todos mediante agendamento pelo Conecta Recife. De acordo com a Sesau, ainda não há previsão de novos pontos serem abertos para a população.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter