Logo Folha de Pernambuco

Sem Agendamento

Pontos de vacinação contra a Covid-19 começam a funcionar em shoppings do Recife

A partir desta segunda-feira (29), há local para imunização no Tacaruna e no RioMar. Na terça (30), shoppings Boa Vista e Recife entram na campanha. Não é necessário agendamento

Vacinação no Shopping RioMar começou nesta segunda (29)Vacinação no Shopping RioMar começou nesta segunda (29) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A partir desta segunda-feira (29), os moradores do Recife passam a contar com novos locais de vacinação contra a Covid-19. E, dessa vez, sem a necessidade de agendamento. Os shoppings Tacaruna, em Santo Amaro, e RioMar, no Pina, receberam pontos de imunização que vão funcionar diariamente
 
Já a partir desta terça-feira (30), os shoppings Boa Vista, no bairro de mesmo nome, e Recife, em Boa Viagem, também passam a oferecer o serviço. A ação faz parte da estratégia da Prefeitura do Recife, que busca ampliar a cobertura vacinal na Cidade. Para receber a imunização, basta apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência em seu nome.
 
Os locais de vacinação nos quatro estabelecimentos vão funcionar de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. No Shopping Tacaruna, o ponto está localizado no térreo, próximo à Livraria Leitura. Já no RioMar, o espaço foi montado no piso L2, próximo à Tok&Stok. 
 
No Shopping Boa Vista, a instalação será no térreo do centro de compras. Já no Shopping Recife,o ponto funcionará no piso superior, próximo ao cinema. Segundo a prefeitura, a campanha nos shoppings centers deve seguir até o fim de dezembro
 
Primeiro dia de campanha
 
Na manhã desta segunda, primeiro dia da ação de vacinação em shoppings, o movimento no RioMar foi intenso, com muitas pessoas buscando tomar a dose de reforço. Foi o caso da dona de casa Elizabeth Jardim, de 65 anos. “Quanto mais vacina a gente tomar, melhor. Eu soube que estava acontecendo essa ação, que está começando hoje, e vim aproveitar a oportunidade de tomar”, contou.
 
O aposentado Anchieta Queiroz, também de 65 anos, aprovou a iniciativa de levar a vacinação aos centros de compras. “Foi ótima. Eu, inclusive, estava um pouquinho atrasado, porque estava esperando chegar a data de vacinação de um amigo também para virmos juntos. E, aqui, não precisamos agendar, viemos direto”, disse. “Com a vacina, eu me sinto mais seguro, mas sigo tomando os devidos cuidados ainda”, acrescentou.
 
O policial militar José Carlos da Silva, de 52 anos, também tomou a dose de reforço no RioMar. “Eu já tinha tomado as duas doses e estava aguardando por esse momento para ficar imunizado 100%. Oriento toda a população a vir se vacinar”, destacou.
 
A secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Recife, Andreza Barkokebas, acompanhou o primeiro dia de vacinação no mall. “A principal ação da prefeitura é para a gente aumentar a cobertura vacinal. E agora com essa nova estratégia, acrescentando essa vacinação nos shoppings do município do Recife”, disse. “E, só reforçando, é um movimento que estamos fazendo e que não precisa de agendamento”, completou.
 
Nova variante do coronavírus
 
A identificação de uma nova variante do coronavírus, a Ômicron, tem deixado a população e autoridades sanitárias em alerta. A cepa foi notificada pela primeira vez na África do Sul e já conta com registros em diferentes países como o Canadá, na América do Norte, a Austrália, na Oceania, e Dinamarca e Holanda, na Europa.
 
“Essas variantes são sempre preocupantes. Então, quanto mais vacinas aparecerem, melhor para a gente, para a população. Quanto mais gente vacinada, melhor”, comentou a dona de casa Elizabeth Jardim.
 
O aposentado Anchieta Queiroz também se mostrou apreensivo. “Eu sigo tomando os devidos cuidados. Inclusive, porque está vindo uma variante que a gente não conhece ainda, não sabe como é que vai se comportar”, falou.
 
O policial José Carlos reforçou o receio mas também a confiança na imunização. “Acho que a vacinação ajuda, sim, porque baixou muito o número de casos da Covid”, frisou. 

Ainda não há registros de casos da variante Ômicron no Brasil. Até o momento, também não foi relatado, no mundo, caso de óbito relacionado à nova cepa. A secretária executiva Andreza Barkokebas destacou que as pastas de Saúde municipal e pernambucana estão acompanhando os registros internacionais e as análises no País.
 
“A Secretaria de Saúde do Recife, junto com a Secretaria de Saúde do Estado, vem discutindo no Comitê de Vacina a questão da nova variante e isso só reforça a necessidade de a população se vacinar. Então, pessoas que já têm perfil de primeira dose, pessoas que estão no perfil de segunda dose, ou com atraso de segunda dose, e que estão dentro do perfil de terceira dose, que é a dose de reforço, precisam, sim, procurar os shoppings ou os demais centros de vacinação”, explicou. “É importantíssimo que a população de fato se vacine para que a gente amplie a cobertura vacinal e a gente possa vencer essa pandemia”, reforçou.
 
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), afirmou que avalia constantemente a circulação das variantes no Estado de Pernambuco por meio dos sequenciamentos genéticos realizados pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE), a partir de amostras de pacientes positivos para a Covid-19. 
 
A pasta também destacou o Programa TestaPE, que atua de forma itinerante e também funciona com um posto de testagem fixo no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), além de reforçar a importância dos cuidados, como o uso de máscara e, principalmente, a vacinação.

Veja também

Newsletter