Logo Folha de Pernambuco

ÁSIA

População chinesa diminui pela primeira vez em mais de 60 anos

É uma diminuição de 850 mil pessoas desde o final de 2021

Foto: AFP

A população da China diminuiu pela primeira vez em mais de seis décadas no ano passado, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (17), apontando para uma crise demográfica no país mais populoso do mundo.

No final de 2022, a população nacional da China era de 1,4 bilhão, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) em Pequim, especificando que é "uma diminuição de 850 mil desde o final de 2021".

A taxa de natalidade do país caiu para níveis históricos em meio ao envelhecimento da população, um declínio acelerado que, segundo analistas, pode prejudicar o crescimento econômico e pressionar as finanças públicas.

A última vez que a população da China diminuiu foi em 1960, quando o país enfrentou a pior fome de sua história moderna, causada pelo 'Grande Salto Adiante', a política agrícola de Mao Tsé-Tung.

A China suspendeu em 2016 sua rígida política de filho único, imposta na década de 1980 devido a temores de superpopulação, e em 2021 começou a permitir que os casais tivessem três filhos.

Mas essas mudanças de política não conseguiram conter o declínio demográfico.

Veja também

Ministério da Saúde de Gaza reporta 32 mortos em 48 horas
Gaza

Ministério da Saúde de Gaza reporta 32 mortos em 48 horas

Incêndios em Los Angeles: ventos diminuem, críticas aumentam
EUA

Incêndios em Los Angeles: ventos diminuem, críticas aumentam

Newsletter