Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Morador com sintomas gripais deve acessar Atende em Casa, orienta Prefeitura do Recife

O morador sintomático será atendido por um profissional de saúde e receberá orientações sobre se deve ou não procurar uma unidade de saúde

Central de atendimento do app "Atende em CasaCentral de atendimento do app "Atende em Casa - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Com o aumento no número de casos de gripe em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) orienta que moradores do município com sintomas gripais procurem, primeiramente, o site ou aplicativo Atende em Casa, visando a evitar sobrecarga nos serviços de pronto atendimento do município.

Por meio da ferramenta, o morador sintomático será atendido por um profissional de saúde, receberá orientações em relação aos seus sintomas e sobre se deve ou não procurar uma unidade de saúde. 


A Prefeitura do Recife (PCR) reforça que as orientações para evitar infecções respiratórias, como gripe ou mesmo a Covid-19, devem ser mantidas, como uso de máscara; maior ingestão de líquidos; lavar as mãos com água e sabão, frequentemente; evitar levar as mãos ao rosto; evitar sair de casa com gripe/resfriado.

Vacinação
Nessa terça-feira (21), a Sesau começou a intensificar a vacinação na capital, com o objetivo de aumentar a proteção dos moradores contra a gripe.

Para além das 150 salas de vacina que já funcionam na cidade, os profissionais também estão percorrendo diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza, além de ofertar o imunizante também nos postos já montados em cinco shoppings da cidade (Shoppings Recife, Plaza, Tacaruna, RioMar, Boa Vista). Confira os locais.

A vacina contra a gripe, porém, não contempla a influenza A H3N2. "A H3N2 é uma variante nova que não estava na composição da vacina gripal deste ano" afirmou o infectologista Demetrius Montenegro, médico e chefe do setor de Doenças Infectocontagiosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter