Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Morador com sintomas gripais deve acessar Atende em Casa, orienta Prefeitura do Recife

O morador sintomático será atendido por um profissional de saúde e receberá orientações sobre se deve ou não procurar uma unidade de saúde

Central de atendimento do app "Atende em CasaCentral de atendimento do app "Atende em Casa - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Com o aumento no número de casos de gripe em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) orienta que moradores do município com sintomas gripais procurem, primeiramente, o site ou aplicativo Atende em Casa, visando a evitar sobrecarga nos serviços de pronto atendimento do município.

Por meio da ferramenta, o morador sintomático será atendido por um profissional de saúde, receberá orientações em relação aos seus sintomas e sobre se deve ou não procurar uma unidade de saúde. 


A Prefeitura do Recife (PCR) reforça que as orientações para evitar infecções respiratórias, como gripe ou mesmo a Covid-19, devem ser mantidas, como uso de máscara; maior ingestão de líquidos; lavar as mãos com água e sabão, frequentemente; evitar levar as mãos ao rosto; evitar sair de casa com gripe/resfriado.

Vacinação
Nessa terça-feira (21), a Sesau começou a intensificar a vacinação na capital, com o objetivo de aumentar a proteção dos moradores contra a gripe.

Para além das 150 salas de vacina que já funcionam na cidade, os profissionais também estão percorrendo diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza, além de ofertar o imunizante também nos postos já montados em cinco shoppings da cidade (Shoppings Recife, Plaza, Tacaruna, RioMar, Boa Vista). Confira os locais.

A vacina contra a gripe, porém, não contempla a influenza A H3N2. "A H3N2 é uma variante nova que não estava na composição da vacina gripal deste ano" afirmou o infectologista Demetrius Montenegro, médico e chefe do setor de Doenças Infectocontagiosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

 

Veja também

Newsletter