Saúde

Porfiria aguda: o que é doença rara que causou a morte da 1ª mulher de Vladimir Brichta?

A condição causa crises com sintomas abdominais, neurológicos e que afetam a saúde mental

Ator Vladimir BrichtaAtor Vladimir Brichta - Foto: Divulgação

O ator Vladimir Brichta fez uma participação em uma campanha sobre porfiria aguda iniciada nesta semana pela Associação Brasileira de Porfiria (Abrapo). A condição matou sua primeira esposa, Gena Karla Ribeiro, aos 28 anos, em 1999. Esta doença corresponde a um grupo de oito distúrbios causados pela deficiência de uma das enzimas necessárias para a síntese do heme, composto químico que contém ferro e está presente na hemoglobina (proteína presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
 

O que causa a porfiria aguda?
Segundo a Abrapo, as porfirias são dividias em dois grandes grupos: hereditárias e adquirdas. Tanto a aguda e quanto a cutânea (que afeta a pele) são consideradas hereditárias, ou seja, causadas por um defeito genético. A aguda, em específico, provoca sintomas abdominais, neurológicos e de saúde mental.

Sintomas
As crises podem ser desencadeadas devido a ação de medicamentos com receita, álcool, tabagismo, jejum, infecções ou estresse, podendo durar horas ou dias. Existem sintomas que as precedem, como constipação intestinal, fadiga, insônia e nebulosidade mental. Durante a crise os sinais mais comuns são:

Dor abdominal intensa

Vômitos

A doença é de difícil diagnóstico, pois pode ser confundida com outros problemas, especialmente os relacionados à dor no abdome. Contudo, a realização de exames consegue confirmar a condição.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter