Logo Folha de Pernambuco

PASSEIO

Porto do Recife abre visitação para o maior navio de guerra da América Latina

Visitação pública é gratuita, no Terminal Marítimo de Passageiros

Navio atracou no Recife nesta sexta-feira (18)Navio atracou no Recife nesta sexta-feira (18) - Foto: Clarice Melo / Folha de Pernambuco

O Porto do Recife, no centro da Capital pernambucana, recebe, neste fim de semana, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), que estará aberto para visitação pública gratuita. Este é o maior navio de guerra da América Latina. O Multipropósito atracou no Porto na manhã desta sexta-feira (18). Ele estava operando em Belém, no Pará.

No sábado (19), as visitações acontecem das 8h30 às 16h. Já no domingo (20), a população poderá conhecer o A-140 das 8h30 ao meio-dia.

O navio deixa o solo recifense rumo ao Rio de Janeiro na segunda-feira (21). Ele deve chegar na sexta (25).

A grandiosidade do Multipropósito chama atenção pelo tamanho da embarcação. Ele tem 208 metros de comprimento, 31,7 de largura, conta com 14 andares e está em operação há 25 anos. 

Segundo o comandante Mozart Ribeiro (foto abaixo), a vinda da tripulação a Pernambuco se dá por questões logísticas, uma vez que ele está retornando para a base no Rio de Janeiro.

Comandante Mozart Junqueira"Ele atracou em Recife para realizar algumas atividades logísticas e, ao mesmo tempo, ser aberto à sociedade local para ser visitado, onde as famílias poderão conhecer mais de perto o Capitânia da Esquadra", explicou.

O navio pertencia à Marinha Real Britânica, onde operou por 20 anos. Ele já contou com a visita da rainha Elizabeth. Em junho de 2018, foi comprado pelo Brasil.

O status de Multipropósito é dado à embarcação pelo fato de ela poder realizar operações aéreas em grande escala. O porta-aviões do A-140 comporta 26 aeronaves.

"Podemos realizar operações anfíbias e humanitárias. Recentemente, em fevereiro, ele [o navio] foi empregado no Litoral Norte de São Paulo, em apoio à população, com as fortes chuvas que aconteceram em São Sebastião. Então, levamos ajuda humanitária, por meio de médicos, desobstrução de vias, alimentos e outros apoios", esclareceu o comandante.

A nomenclatura de Navio-Aeródromo é dada porque a embarcação não comporta apenas helicópteros, mas existe a pretenção para que também trabalhe com operação de drones.

Veja as imagens
 

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter