CORONAVÍRUS

Portugal autoriza autoteste de Covid-19

No uso desses testes rápidos de antígenos, o próprio paciente tira uma amostra nasal em casa e obtém o resultado em poucos minutos

Os testes rápidos de antígenos estarão à venda principalmente em farmácias, segundo decreto publicado no Diário Oficial da UniãoOs testes rápidos de antígenos estarão à venda principalmente em farmácias, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União - Foto: Oli Scarff/AFP

O governo português autorizou nesta sexta-feira (12) a venda de autotestes de detecção de Covid-19 sem receita, como parte da sua estratégia para sair progressivamente do confinamento.

Esses testes rápidos de antígenos, em que o próprio paciente tira uma amostra nasal em casa e obtém o resultado em poucos minutos, estarão à venda principalmente em farmácias, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União.

O governo, que reabrirá diversos setores de atividade a partir da próxima semana, estabelece "um regime excepcional e temporário" de seis meses, durante o qual "autoriza autotestes rápidos" como parte de sua estratégia de massificação de testes.

Após dois meses de confinamento generalizado para lidar com a terceira onda da epidemia, o governo português divulgou um plano de abertura progressiva na quinta-feira.

A partir de segunda-feira, jardins de infância, escolas primárias e alguns negócios não essenciais, como cabeleireiros (com hora marcada), imobiliárias, livrarias e bibliotecas poderão reabrir.

Veja também

Ao menos 12 mortos e 66 feridos em bombardeio israelense ao sul de Beirute, segundo governo libanês
conflito

Ao menos 12 mortos e 66 feridos em bombardeio israelense ao sul de Beirute, segundo governo libanês

Barnier faz "últimos ajustes" em seu governo na França após primeiras controvérsias
FRANÇA

Barnier faz "últimos ajustes" em seu governo na França após primeiras controvérsias

Newsletter