Logo Folha de Pernambuco

seca

Portugal raciona água no sul do país devido à seca

A região da Europa mais afetada é a Península Ibérica

Duarte Cordeiro em 14.ª Reunião da Comissão Permanente da SecaDuarte Cordeiro em 14.ª Reunião da Comissão Permanente da Seca - Foto: Reprodução

O governo português vai racionar a água na região turística do Algarve (sul), atingida pela seca, com o objetivo de reduzir em 15% o consumo de água subterrânea.

"Nos reservatórios de Odeleite e Beliche, o uso da água para agricultura e campos de golfe vai ser reduzido em 20%", afirmou o ministro do Meio Ambiente, Duarte Cordeiro, na tarde de quinta-feira (1º), após uma reunião da comissão de gestão da seca.

Caso os jardins, ou campos de golfe, tenham sistemas de reutilização de água, o percentual de racionamento chegará a 50%.

O governo anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho dedicado aos recursos hídricos do Algarve, constituído por membros da Agência Portuguesa do Meio Ambiente (APA) e da Direção Geral da Agricultura, para rever as autorizações de captação de água na região.

Segundo o governo, 36% do território português sofre, no momento, com secas graves, ou extremas, em especial nas regiões do Alentejo e Algarve, no sul do país.

De acordo com o observatório europeu Copernicus, 91,9% do território português está sendo afetado pela seca, e 25,8%, em estado de alerta.

A Península Ibérica é a região da Europa mais afetada por este fenômeno.

Veja também

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses
Vacinas

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral
Estados Unidos

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral

Newsletter