Portugal suspende todos os voos com o Brasil
Medida foi tomada por causa do aumento de contágios de Covid-19 e da detecção de novas cepas
O governo português decidiu suspender, a partir de sexta-feira (29), todos os voos com Brasil por causa do aumento de contágios de Covid-19 e da detecção de novas cepas - de acordo com um comunicado divulgado nesta quarta-feira (27). A medida vale até 14 de fevereiro.
"O governo decidiu suspender os voos com origem e destino no Brasil a partir de 29 de janeiro, levando-e em conta a evolução da pandemia em nível mundial", afirma a nota.
O Ministério da Administração Interna informou que a suspensão vale para todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. "As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido", disse o governo, no comunicado.
Leia também
• Portugal registra novos recordes de contágio e mortes por Covid-19
• Com recorde de mortes, Portugal começa novo lockdown
• Reino Unido proíbe chegadas do Brasil, de toda América do Sul e de Portugal devido à cepa brasileira
Apenas os cidadãos da União Europeia e os residentes poderão continuar viajando entre o Brasil e Portugal, desde que apresentem teste PCR negativo feito pelo menos 72 horas antes.
Portugal somou-se, assim, a Turquia, Marrocos e Peru na lista de países que tomaram esta decisão.
Com 293 óbitos em 24 horas, Portugal bateu um novo recorde diário de óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, que deixou 11.000 mortos no país.
O número de pessoas hospitalizadas também alcançou um novo máximo, com 6.603 doentes, 783 dos quais estão em unidades de terapia intensiva.
Segundo dados coletados pela AFP, Portugal é o país que registrou mais contágios e mortes pela covid-19 com relação à sua população nas últimas duas semanas, cifra superada apenas pelo enclave britânico de Gibraltar.
Os cerca de 10 milhões de portugueses estão submetidos a um segundo confinamento desde 15 de janeiro, com o objetivo de frear a explosão de casos do novo coronavírus.