Logo Folha de Pernambuco

FOLIA

"Povos originários" é o tema do Homem da Meia-Noite no Carnaval 2024

Detalhes sobre o desfile do gigante foram repassados em coletiva de imprensa

Desfile do calunga acontece no dia 10 de fevereiroDesfile do calunga acontece no dia 10 de fevereiro - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

O desfile do Homem da Meia-Noite,  que acontece na noite do Sábado de Zé Pereira (10), tem como tema este ano os povos originários, fortalecendo e enaltecendo a cultura do Povo Xukuru.

Os detalhes sobre percurso e esquema de segurança da troça, que completa 92 anos, foram repassados nesta terça-feira (23), durante coletiva de imprensa, na sede do gigante, em Olinda.

Neste ano, a tradicional camisa do bloco faz reverência a todos os povos originários do Brasil e foi assinada pelo artista plástico Antônio Mendes. Entre os homenageados, estão Caboclinho 7 Flexas, Marron Brasileiro e o Povo Xukuru do Orubá.

Segundo a organização do bloco, o público estimado para esta edição é de 400 mil pessoas, que vão percorrer um trajeto de 5 km, saindo da sede do bloco, passando por pontos e vias importantes, como Igreja do Amparo, as ruas do Amparo, Prudente de Morais, de São Bento e Nossa Senhora do Guadalupe.

A direção do Homem da Meia-Noite providenciou, como segurança, três ambulâncias, 14 bombeiros civis e 170 seguranças particulares.  Contudo, pela grande quantidade de pessoas que circulam no maior bloco de Olinda, os organizadores se articulam com a Prefeitura e o Governo de Pernambuco para oferecer uma festa segura.

SDS
Durante o desfile, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) vai montar uma Delegacia Móvel da Mulher, na Praça do Carmo. Além disso, serão lançados 578 agentes policiais, sendo 50,13% a mais do que no ano passado. Do total, 231 policiais vão fazer a segurança a pé e 47 realizarão a ronda montados.

O gestor de grandes eventos da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), coronel Marcelo Santos, considera este um lançamento expressivo para auxiliar a população.

"Esta é uma operação delicada. Nós estávamos pensando no Carnaval desde setembro do ano passado. É uma operação que envolve grande movimentação logística e deslocamento de efetivo. O Homem da Meia-Noite é muito importante para a cultura pernambucana, então nós temos um olhar bastante diferenciado e, por isso, fizemos um reforço de policiamento expressivo", explica ele, assegurando um evento tranquilo.

Corpo de Bombeiros
Segundo o major João Paulo Ferreira, da diretoria integrada metropolitana do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a corporação realizou, junto à Prefeitura de Olinda e suas operativas, vistorias de pontos críticos relacionados a riscos de colapsos estruturais, de incêndio, entre outros. Serão empregados para o desfile do calunga 17 bombeiros e quatro viaturas.

Caso haja necessidade, Ferreira explicou ainda, durante a coletiva, que estarão à disposição do evento outros 31 bombeiros e mais oito viaturas para suplementação. Todos estarão dispostos de acordo com a territorialidade.

"O modelo de operação que vai ser aplicada é de suplementação. Ou seja, o suporte àquilo que o evento privado e o município já têm assistido, e, numa terceira janela, entra o Corpo de Bombeiros para poder dar essa assistência necessária. Se Deus permitir, o evento será um grande sucesso, e a corporação está à disposição para tentar trazer a percepção da confiança para termos um Carnaval seguro", pontuou.

O relatório das vistorias realizadas no percurso do bloco foi entregue ao Grupo de Trabalho (GT) do Carnaval 2024 do município, contendo as estruturas que apresentam algum risco à população. Segundo o major, as intervenções estão sendo feitas.

Prefeitura de Olinda
"É um trabalho grande e integrado com o Governo do Estado, Polícia Militar e toda a diretoria do bloco. A gente já vem se reunindo há um bom tempo. A gente já fez referenciamento, estamos trocando a iluminação, trabalhando em conjunto na remoção de entulhos, colocando toda nosso efetivo de guarda de trânsito e Defesa Civil nas ruas para minimizar qualquer risco, para que tudo ocorra bem e o folião possa brincar em segurança", salientou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Mirella Almeida,

Mesmo com as providências adotadas e recursos angariados para a realização do bloco, o presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho, diz que os trabalhos de afinação dos detalhes continuam até o dia do desfile. "É essa a expectativa: que as pessoas venham, brinquem, se emocionem com o Homem da Meia-Noite e voltem para casa com tranquilidade", declarou.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter