Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Praça do Derby recebe testagem gratuitas para HIV, sífilis e hepatites nesta sexta (26)

Os testes são das 9h às 14h, com limite de 100 atendimentos

Praça do Derby recebe testagem gratuitas para HIV, sífilis e hepatites nesta sexta (26)Praça do Derby recebe testagem gratuitas para HIV, sífilis e hepatites nesta sexta (26) - Foto: PR/Divulgação

A Praça do Derby, na região central do Recife, recebe ação de saúde, com testagem gratuita para detecção de de HIV, sífilis e Hepatite B e C. Os testes são das 9h às 14h.

A testagem é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e fecha as ações do Julho Amarelo, mês dedicado à promoção de iniciativas voltadas para o debate, prevenção e diagnóstico das hepatites virais.

O atendimento será de até 100 usuários no ônibus do projeto Prevenção para Tod@s.

Os resultados dos testes são obtidos em 30 minutos e, segundo a SES-PE, após a liberação, o paciente recebe aconselhamento com orientações direcionadas de acordo com cada pessoa.

Em caso de algum resultado positivo, o paciente recebe os encaminhamentos necessários para acompanhamento junto à rede de saúde.  

Rotineiramente, a população pode fazer a testagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e por meio de parcerias com organizações da sociedade civil.

Pernambuco possui atualmente CTAs, sob a responsabilidade das gestões municipais de saúde. Os CTAs também estão localizados nas cidades-sede da Gerência Regional de Saúde (Geres).

Hepatites Virais
Em Pernambuco, ano passado, foram diagnosticados 15 casos para hepatite A, 366 para o tipo B e 304 para o vírus do tipo C.

Os três tipos da doença sofreram um leve aumento em relação ao ano anterior: hepatite A (3), B (11) e C (73).
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter