Medo dos tubarões

Praia de Piedade registra movimento fraco neste domingo (26). Comerciante reclama: "O povo sumiu"

Poucas pessoas estavam na praia, e a fiscalização era intensa na faixa de areia

Praia de Piedade registra movimento fraco neste domingo (26)Praia de Piedade registra movimento fraco neste domingo (26) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após os dois recentes incidentes com tubarões na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a movimentação no ponto próximo à Igrejinha estava tranquila na manhã deste domingo (26).

No local, que é proibido o banho de mar, a equipe da Folha de Pernambuco não registrou nenhum banhista se arriscando na água. 

Além disso, a fiscalização era intensa na faixa de areia, e várias placas informavam aos frequentadores sobre os riscos.

Comerciantes colocaram piscinas para atrair os clientes em Piedade Comerciantes colocaram piscinas para atrair os clientes em Piedade | Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

De acordo com a equipe de fiscalização, no último sábado (25), uma turista entrou no mar, mas foi retirada em seguida. Algumas pessoas ainda tentam entrar na água, mas são contidas pelos guarda-vidas. 

De acordo com a comerciante Marli Alves de Santana, que trabalha há 33 anos no local, poucas pessoas estão frequentando a praia após os ocorridos. Uma das alternativas encontradas pelos comerciantes para atrair mais clientes é colocar piscinas de plástico na faixa de areia. 

"O movimento caiu, não está vindo quase ninguém. O turismo sumiu. Estamos trabalhando fazendo um paliativo, colocando piscinas para ver se atrai a clientela de volta, porque tem a piscina, tem o chuveiro, tem a mangueirinha para o cliente tomar banho sentado, mas o povo da praia sumiu. A gente passa o dia todo sentado esperando um cliente que não chega", afirmou a comerciante.

Marli Alves de Santana trabalha há 33 anos na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A comerciante ressaltou que as piscinas são de graça. "Colocamos piscina, são de graça para o cliente ficar tomando banho. O cliente senta para consumir, consome e a piscina é de graça", destacou Marli. 

O motorista de Uber Diego Santos, de 30 anos, sempre frequenta a praia de Piedade. Apesar da proibição do banho de mar, ele gosta de aproveitar a vista e o clima da praia. 

O motorista de Uber Diego Santos, de 30 anos, costuma frequentar a praia de Piedade. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

"Estamos aproveitando mais a vista, curtindo o momento. E também como todos já sabem, o mar não está muito convidativo para tomar banho, até porque a água em si é muito suja daqui e também tem os tubarões que ninguém quer chegar perto da água. Está bem sinalizado, os guarda-vidas estavam aqui agorinha, então acredito que ninguém vai querer se arriscar. Dá para aproveitar bastante sem entrar no mar", afirmou.

Pina, no Recife
Já na praia do Pina, no Recife, próximo às quadras de tênis, a movimentação estava moderada no começo da tarde deste domingo (26). Muitos frequentadores aproveitavam o sol na faixa de areia e poucos estavam na parte rasa do mar. 

Praia do Pina, no RecifePraia do Pina, no Recife | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Os comerciantes explicaram que a movimentação diminuiu após os incidentes com tubarões registrados na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e devido às chuvas dos últimos dias. 

No local, o banho de mar não é proibido, porém placas na entrada da praia sinalizam que a área esta sujeita a incidentes com tubarão. Além disso, o aviso indica para evitar entrar na água.

Veja também

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Newsletter