Logo Folha de Pernambuco

Enem

Pré-vestibular gratuito abre inscrições para estudantes da RMR

O corpo de voluntários do pré-vestibular é formado por pessoas de diversos campos do saber

Aulas presenciais no Pré-vestibular comunitário Laudelina de Campos MeloAulas presenciais no Pré-vestibular comunitário Laudelina de Campos Melo - Foto: Rayanne Carlota / Divulgação

O pré-vestibular comunitário Laudelina de Campos Melo iniciou o processo de inscrições para estudantes da Região Metropolitana do Recife (RMR).

De forma gratuita, estudantes inscritos no Enem que participarem do preparatório poderão contar com acompanhamento e orientações remotas (devido à pandemia da Covid-19).

Para se inscrever, basta preencher o seguinte formulário: https://bit.ly/2UUveyG.

Não há processo seletivo para a entrada no pré-vestibular, mas a prioridade é dada a candidatos de baixa renda, negros, indígenas, pessoas trans e travestis. 

O processo educativo se dá na forma de mentorias individuais. Cada mentor fica responsável por três a cinco estudantes para tirar dúvidas e auxiliar na rotina de estudos. 

Além disso, são realizados cine-debates e rodas de diálogo semanais, onde se discutem uma série de temas sociais relevantes para todos aqueles que realizarão o Enem. 

O corpo de voluntários do pré-vestibular é formado por pessoas de diversos campos do saber que poderão contribuir com seus conhecimentos específicos na formação do pré-vestibulando 

O projeto 
O pré-vestibular comunitário Laudelina de Campos Melo, inicialmente chamado de Pré-Vestibular Comunitário Linha do Tiro, tem uma proposta de educação popular dialógica, engajada na emancipação social e diminuição das desigualdades por meio do acesso à educação e reflexão crítica.

O programa é formado por um coletivo de educadores voluntários e surgiu, inicialmente, com um grupo que ofertava aulas gratuitas em 2019 no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife.

Posteriormente, o grupo se mudou para o bairro da Linha do Tiro, também na Zona Nortee. Em 2020, em função da pandemia, as aulas migraram para as plataformas virtuais.

O nome
Laudelina de Campos Melo, que nomeia a iniciativa, foi uma defensora dos direitos das mulheres, comprometida nas lutas contra o preconceito racial e a exploração da classe trabalhadora. Sua atuação esteve relacionada especialmente ao trabalho das empregadas domésticas – sendo, inclusive, a fundadora do primeiro sindicato das domésticas no Brasil. 

A mineira Laudelina Melo exerceu um papel fundamental para a categoria conquistar direito à Carteira de Trabalho e à previdência social.

Serviço:

Pré-vestibular Laudelina de Campos Melo

Inscrições: https://bit.ly/2UUveyG.

Mais informações: https://www.instagram.com/prevestlaudelina/  

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter