Logo Folha de Pernambuco

Marielle Franco

Pré-vestibular Marielle Franco ganha mural em homenagem à vereadora que inspirou projeto

A artista Rafa Mon pintou um mural com o rosto de Marielle na sala de aula do projeto, voltado para moradores do Morro da Providência

Rafa Mon e seu novo mural em homenagem a MarielleRafa Mon e seu novo mural em homenagem a Marielle - Foto: Divulgação

No dia em que o assassinato da vereadora Marielle Franco completa quatro anos, o pré-vestibular comunitário que leva o nome dela ganhou mais uma homenagem. A artista Rafa Mon pintou um mural com o rosto de Marielle na sala de aula do projeto, voltado para moradores do Morro da Providência, na Gamboa.

Além da pintura na parede da sala de aula do curso, a muralista lançou uma gravura com a imagem de Marielle e colocou à venda em seu site. Parte do lucro, 20%, será revertida para o pré-vestibular comunitário. Rafa Mon contou outros produtos serão lançados em breve, como camisetas e canecas com a mesma imagem.

"Para mim é de uma importância gigante. É um projeto que vive precisando de dinheiro e de doações. É um projeto muito lindo. Eu já estive lá duas vezes e sei da seriedade da iniciativa. Então, eu acho que é importante porque muda a vida de muitos jovens ter essa oportunidade e um local de acolhimento", afirma.

A artista disse ainda que é fundamental homenagear Marielle: "É uma homenagem fundamental. Marielle sempre esteve nessas frentes. É muito importante perpetuar o nome dela e as lutas dela."

O pré-vestibular Comunitário Marielle Franco, fundado em 2019, atende atualmente 40 alunos e é uma iniciativa do Instituto Caminhantes. O objetivo é democratizar o ensino superior para estudantes do Morro da Providência, na Região Portuária, e demais estudantes de baixa renda.
 

O coordenador do projeto, Hugo Oliveira, explica que o pré-vestibular comunitário apoia pessoas que querem estudar, mas enfrentam diferentes dificuldades.

"São diversos fatores. Muitos são arrimo de família, ou têm autoestima baixa, dificuldades com a demanda de estudos, entre muitas outras questões que os atravessam. Concluímos os anos com um alto índice de evasão, mas ainda assim tivemos estudantes aprovados nesse breve tempo de atuação, quase todos em públicas e em mais de um curso.

As aulas são na Rua Bento Ribeiro, 86/3° andar, Central. Para participar, é preciso ter disponibilidade e compromisso para assistir às aulas diariamente, de 18h a 22h, ter concluído ou estar no último ano do Ensino Médio ou Curso Técnico na rede pública de ensino, ou ter sido bolsista integral na rede particular. É necessário ter renda familiar de até três salários mínimos.

Veja também

Newsletter