Logo Folha de Pernambuco

Recife

Prefeitura concede reajuste acima do piso nacional, e professores da rede municipal encerram greve

Docentes já retornam às atividades na próxima segunda-feira (21); reajuste será de 33,24%

Estudantes da rede municipal do RecifeEstudantes da rede municipal do Recife - Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil

Após 11 dias de paralisação, chegou ao fim, nesta sexta-feira (18), a greve dos professores da Rede Municipal do Recife. Durante a tarde, em assembleia realizada pela categoria, os docentes aceitaram a proposta de reajuste salarial da Prefeitura do Recife. Com isso, as atividades serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (21). 

O reajuste dado pela Prefeitura será de 33,24%, assegurando que o pagamento seja acima do piso nacional, que é de R$ 3.846,00. O aumento contemplaria os docentes sem licenciatura, com formação de nível médio. 

Já para os docentes com licenciatura, especialização, mestrado e doutorado, que já recebem acima do piso nacional, o aumento oferecido é de 35%, sendo, no mínimo, 23% na carreira a partir da folha do mês de abril, e abono de até 12%, sendo pago integralmente também em abril.

O projeto de lei sobre o reajuste salarial dos professores será encaminhado pela Prefeitura do Recife até o final do mês para a Câmara Municipal, para apreciação e votação. 

De acordo com a Prefeitura do Recife, as escolas do município, durante os dias de greve, permaneceram abertas para garantir, entre outras necessidades, a segurança alimentar dos estudantes, que contam com acesso à merenda escolar. A Rede Municipal de Ensino do Recife conta com 331 unidades, 95 mil estudantes e cerca de 5 mil professores. 
 

Veja também

Quatro em cada dez jovens negros já foram excluídos no trabalho
Consciência Negra

Quatro em cada dez jovens negros já foram excluídos no trabalho

Príncipe Harry faz tatuagem no pescoço para divulgar os Jogos Invictus
Duque de Sussex

Príncipe Harry faz tatuagem no pescoço para divulgar os Jogos Invictus

Newsletter