Prefeitura concede reajuste acima do piso nacional, e professores da rede municipal encerram greve
Docentes já retornam às atividades na próxima segunda-feira (21); reajuste será de 33,24%
Após 11 dias de paralisação, chegou ao fim, nesta sexta-feira (18), a greve dos professores da Rede Municipal do Recife. Durante a tarde, em assembleia realizada pela categoria, os docentes aceitaram a proposta de reajuste salarial da Prefeitura do Recife. Com isso, as atividades serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (21).
Leia também
• Professores da rede municipal do Recife iniciam greve por cumprimento de piso salarial
• Professores da Rede Municipal de Ensino do Recife deflagram greve a partir da próxima segunda (7)
O reajuste dado pela Prefeitura será de 33,24%, assegurando que o pagamento seja acima do piso nacional, que é de R$ 3.846,00. O aumento contemplaria os docentes sem licenciatura, com formação de nível médio.
Já para os docentes com licenciatura, especialização, mestrado e doutorado, que já recebem acima do piso nacional, o aumento oferecido é de 35%, sendo, no mínimo, 23% na carreira a partir da folha do mês de abril, e abono de até 12%, sendo pago integralmente também em abril.
O projeto de lei sobre o reajuste salarial dos professores será encaminhado pela Prefeitura do Recife até o final do mês para a Câmara Municipal, para apreciação e votação.
De acordo com a Prefeitura do Recife, as escolas do município, durante os dias de greve, permaneceram abertas para garantir, entre outras necessidades, a segurança alimentar dos estudantes, que contam com acesso à merenda escolar. A Rede Municipal de Ensino do Recife conta com 331 unidades, 95 mil estudantes e cerca de 5 mil professores.