Curso de Capacitação

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes capacita médicos através de cursos de pós-graduação

O objetivo dos cursos é preparar os médicos para atender as áreas de Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes capacita médicos através de cursos de pós-graduaçãoPrefeitura de Jaboatão dos Guararapes capacita médicos através de cursos de pós-graduação - Foto: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes/divulgação

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes criou um plano de capacitação para médicos do município. A qualificação terá início no dia 30 deste mês e será através de cursos que estarão disponíveis na Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão (Afya), grupo especialista em educação médica, em Jaboatão.

Os cursos serão de pós-graduação lato sensu em Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência e de Aprimoramento em Especialidades Clínicas. A capacitação também promoverá um Workshop de Atualização em Ginecologia com enfoque em Contraceptivos de Longa Duração (LARCs).

A iniciativa da prefeitura partiu da percepção de que há uma carência grande de especialistas nas áreas de Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência no Brasil

O plano deu início a partir do investimento de R$ 1,8 milhão, feito pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. A Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão (Afya) fecharam acordo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), oficializando a parceria entre ambas.

A secretária de saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessôa, informou que a maioria dos pacientes em lista de espera está nas áreas de foco dessas especializações:

“Existe uma carência de médicos em algumas especialidades, então procuramos a Afya Jaboatão para nos ajudar na busca de uma solução que nos permita prestar um melhor atendimento à população. O sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde indica que o maior número de pacientes em lista de espera está nas áreas de Neuropediatria, Psiquiatria Adulto, Psiquiatria Infantil, Neurologia Adulto, Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia e Ginecologia. O plano de capacitação foca nessas especialidades e é muito bem-vindo”.

A diretora da Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, Vanessa Piasson, declarou que, para atender a demanda, a Afya realizou um estudo visando soluções educacionais. 

“Para atender a essas demandas, a Afya conduziu um estudo sobre como suas soluções educacionais podem reduzir o tempo de espera e capacitar os profissionais na linha de frente, garantindo continuidade e qualidade nos atendimentos…durante a capacitação os pacientes já serão atendidos, beneficiando a população com um retorno mais célere dessa ação”.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter