Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes capacita médicos através de cursos de pós-graduação
O objetivo dos cursos é preparar os médicos para atender as áreas de Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes criou um plano de capacitação para médicos do município. A qualificação terá início no dia 30 deste mês e será através de cursos que estarão disponíveis na Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão (Afya), grupo especialista em educação médica, em Jaboatão.
Os cursos serão de pós-graduação lato sensu em Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência e de Aprimoramento em Especialidades Clínicas. A capacitação também promoverá um Workshop de Atualização em Ginecologia com enfoque em Contraceptivos de Longa Duração (LARCs).
A iniciativa da prefeitura partiu da percepção de que há uma carência grande de especialistas nas áreas de Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência no Brasil.
O plano deu início a partir do investimento de R$ 1,8 milhão, feito pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. A Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão (Afya) fecharam acordo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), oficializando a parceria entre ambas.
A secretária de saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessôa, informou que a maioria dos pacientes em lista de espera está nas áreas de foco dessas especializações:
“Existe uma carência de médicos em algumas especialidades, então procuramos a Afya Jaboatão para nos ajudar na busca de uma solução que nos permita prestar um melhor atendimento à população. O sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde indica que o maior número de pacientes em lista de espera está nas áreas de Neuropediatria, Psiquiatria Adulto, Psiquiatria Infantil, Neurologia Adulto, Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia e Ginecologia. O plano de capacitação foca nessas especialidades e é muito bem-vindo”.
A diretora da Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, Vanessa Piasson, declarou que, para atender a demanda, a Afya realizou um estudo visando soluções educacionais.
“Para atender a essas demandas, a Afya conduziu um estudo sobre como suas soluções educacionais podem reduzir o tempo de espera e capacitar os profissionais na linha de frente, garantindo continuidade e qualidade nos atendimentos…durante a capacitação os pacientes já serão atendidos, beneficiando a população com um retorno mais célere dessa ação”.