Logo Folha de Pernambuco

Educação

Prefeitura de Olinda concede aumento de 34% para os professores e anuncia concurso com 200 vagas

Reajuste beneficiará tanto servidores da ativa quanto aposentados e contratados. Certame será realizado este ano.

Rede municipal de ensino de OlindaRede municipal de ensino de Olinda - Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

A prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), fez dois anúncios importantes na área da educação nesta terça-feira (8). O primeiro é a concessão de um reajuste de 34% para o piso salarial dos professores da rede municipal. O segundo é a realização de um concurso público para a contratação de docentes, com abertura de mais de 200 vagas. O certame será realizado ainda este ano.

O percentual de aumento, já apresentado ao sindicato da categoria - que vai analisar a proposta em assembleia nesta quarta (9) -, é um pouco maior do que o estabelecido pelo Governo Federal no início do mês passado, de 33,24%. A decisão beneficia tanto os servidores da ativa quanto os aposentados e contratados.

Segundo a prefeitura, a rede de ensino em Olinda conta com 72 unidades, sendo 16 creches e cinco escolas de tempo integral. A comunidade escolar é formada por cerca de 26 mil alunos matriculados e 1.800 professores.

Por meio de nota, o prefeito da cidade, Professor Lupércio, informou que o reajuste começa a ser pago em abril. "Como professor e uma pessoa que sempre estudou em escolas públicas aqui de Olinda, planejo as ações da Prefeitura tendo a educação como uma prioridade para o desenvolvimento da nossa gente e da nossa cidade. Por isso, estamos fazendo esse esforço para valorizar ainda mais os nossos professores", afirmou.

Outras cidades
Após o anúncio do Governo Federal em fevereiro, a medida foi adotada em outras instâncias. Depois do Governo de Pernambuco, que concedeu um aumento de 35%, as cidades de Jaboatão dos Guararapes e Igarassu, também na RMR, aprovaram reajustes de 36% e 35,5%, respectivamente. 

Veja também

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio
doação

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio

Newsletter