Logo Folha de Pernambuco

DESABAMENTO EM JARDIM ATLÂNTICO

Prefeitura de Olinda retifica data da interdição do Edifício Leme, que foi mesmo em 2001

Prédio desabou parcialmente na última quinta; seis pessoas morreram

Escombros do Edifício Leme, em OlindaEscombros do Edifício Leme, em Olinda - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Ao contrário do que a Prefeitura de Olinda inicialmente divulgou, a interdição do Edíficio Leme, que desabou parcialmente na noite da última quinta-feira (27), ocorreu em 2001. A gestão municipal havia informado que a interdição havia sido 2000, mas, questionada novamente pela Folha de Perambuco com base em informações do Ministério do Público de Pernambuco, a prefeitura retificou a informação nesta segunda-feira (1º).

O prédio começou a ser demolido nesse domingo (30) após o desabamento parcial na noite da quinta no bairro olindense de Jardim Atântico. No desabamento, morreram seis pessoas e cinco foram resgatadas com vida em meio aos escombros do imóvel. Animais também foram salvos.

A interdição do Leme pela Defesa Civil de Olinda ocorreu em 15 de março de 2001 após vistoria conjunta entre Estado, Município e Universidade Federal de Pernambuco. 

O laudo já apontava “sérios problemas que comprometem a segurança do edifício”, como acúmulo de água dentro do imóvel. Apesar disso, o prédio estava com moradores no momento do desabamento.

Também em 2001, o MPPE entrou com ação para exigir da seguradora do imóvel a demolição da construção. O documento que relata a interdição do prédio é um processo de 2016. A ação do MPPE dava conhecimento oficial da precariedade do Edifício Leme.

A Prefeitura de Olinda, por meio da Defesa Civil, divulgou, em 2020, levantamento que apresentava 98 edifícios tipo caixão com risco de desabamento. Entre eles, o Edifício Leme. Levantamento mais recente da Defesa Civil, divulgado nesse domingo, aponta que o número de imóveis com "risco iminente de desabamento" em Olinda aumentou: agora são em 110.

 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter