Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Olinda retoma mutirão de enfrentamento às arboviroses; confira calendário

Nesta quinta-feira (13), os agentes estarão na comunidade de Caixa D'Água, das 9h às 13h

Agentes de Controle de Endemias da Vigilância Ambiental de Olinda fazem mutirão de enfrentamento às arbovirosesAgentes de Controle de Endemias da Vigilância Ambiental de Olinda fazem mutirão de enfrentamento às arboviroses - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Olinda

Nesta quinta-feira (13), uma equipe de 30 pessoas, entre coordenadores e Agentes de Controle de Endemias (ACEs) da Vigilância Ambiental de Olinda, retoma os mutirões de enfrentamento às arboviroses com uma ação porta a porta na comunidade de Caixa D’Água.

A iniciativa acontece das 9h às 13h, com concentração na Rua dos Coqueiros, nº 92, no Terminal de Ônibus do Córrego do Abacaxi. 

No mesmo horário, na sexta-feira (14), a equipe se encontra na Unidade de Saúde de Passarinho, localizada na Estrada de Passarinho. A ação, segundo a prefeitura, segue pelas ruas do bairro. [Confira o calendário do mutirão para este mês ao fim do texto]

Atividades promovidas 
No mutirão, os agentes levam orientações educativas para evitar o surgimento de criadouros do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya e zika), o Aedes aegypti, e aplicam larvicida caso sejam encontrados focos de larvas nas residências. 

Como evitar o mosquito 
Para evitar a proliferação dos criadouros do mosquito, a Secretaria de Saúde do município orienta a população que mantenha sempre fechados os tonéis e caixas d’água, calhas limpas, garrafas viradas com a boca para baixo, lixeiras tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela. 

Além disso, os moradores devem preencher, semanalmente, os pratos e vasos de plantas com areia e realizar a limpeza das áreas comuns. 

18 e 19/01: Águas Compridas
20/01: Aguazinha
21/01: Peixinhos
25/01: Alto da Conquista
26/01: Alto Sol Nascente

Veja também

Navio cargueiro afunda em Olinda
Naufrágio

Navio cargueiro afunda em Olinda

Entidades LGBTI+ criticam Meta: "patologização de identidades é grave"
Meta

Entidades LGBTI+ criticam Meta: "patologização de identidades é grave"

Newsletter