Saúde

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho oferece procedimento gratuito de colocação de DIU

Serviço é realizado às quartas-feiras no Centro de Referência de Saúde da Mulher II, em Ponte dos Carvalhos

DIU de cobreDIU de cobre - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está oferecendo gratuitamente o procedimento de colocação do DIU para mulheres moradoras do município. O método contraceptivo é considerado um dos mais seguros e de baixo efeito colateral.

O serviço está sendo disponibilizado no Centro de Referência de Saúde da Mulher II, em Ponte dos Carvalhos, nas quartas-feiras.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para receber o DIU, é necessário apresentar os exames de prevenção e ultrassonografia transvaginal na validade (feito no período de 3 meses) e realizar o exame de BHCG.

“Estamos fazendo mutirões semanais para estimular o uso do DIU, principalmente nas mulheres mais jovens”, ressalta a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva. “Como todo método, o DIU pode apresentar falhas, mas sua eficiência é semelhante à de uma laqueadura tubária”.

Este ano a prefeitura realizou mais de cem procedimentos. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 30% dos casos de gravidez indesejada no município são de adolescentes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% das mulheres que engravidam na adolescência terão a segunda gravidez antes dos 18 anos.

De acordo com a rede municipal de saúde, o DIU utilizado para o procedimento é o de cobre, que tem duração de 10 anos e não possui hormônio.

Vale lembrar que o dispositivo é contraindicado para pacientes com adenomiose (presença de glândulas endometriais no miométrio), endometriose (distúrbio no tecido que reveste o útero) e mulheres com grande fluxo menstrual. A avaliação anual é feita durante o exame preventivo.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter