Logo Folha de Pernambuco

Meio ambiente

Prefeitura do Ipojuca reforça fiscalização no período de reprodução do Caranguejo-uçá

Está proibida a caça e comercialização do crustáceodurante os dias de defeso

Desde a primeira semana de janeiro, a Prefeitura do Ipojuca realiza ações de fiscalização ostensiva, em parceria com o CPRH e o Ibama, para impedir a caça ao crustáceoDesde a primeira semana de janeiro, a Prefeitura do Ipojuca realiza ações de fiscalização ostensiva, em parceria com o CPRH e o Ibama, para impedir a caça ao crustáceo - Foto: Divulgação

A Agência Municipal de Meio Ambiente do Ipojuca (AMMA), junto com a Unidade de Defesa Ambiental (UDA) da cidade iniciaram o período de fiscalização pelo litoral do município, com o objetivo de impedir a captura ilegal e a comercialização do Carangueijo-uçá, que está em período de reprodução.
 
Desde a primeira semana de janeiro, a Prefeitura do Ipojuca realiza ações de fiscalização ostensiva, em parceria com o CPRH e o Ibama, para impedir a caça ao crustáceo.
 
A presidente da AMMA, Sabrina Rodrigues, explicou que tem sido feito um trabalho de conscientização da população sobre a proibição, que se apoia na portaria federal (nº325) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
 
“As fiscalizações estão ocorrendo principalmente nos locais próximos aos mangues, onde os caranguejos são mais facilmente encontrados e onde ocorre o crime ambiental neste período que vai, inicialmente, de 14 a 19 de janeiro”, afirmou Sabrina Rodrigues. Além do impedimento da caça, está sendo feita a soltura dos animais que foram capturados irregularmente e o encaminhamento do infrator à Delegacia de Crimes Ambientais. 


Também fica impedida a caça do crustáceo durante os períodos de 29 de janeiro a 3 de fevereiro; 28 de fevereiro a 5 de março; e 29 de março a 3 de abril, datas que correspondem às fases de lua cheia. Esses períodos correspondem ao momento denominado popularmente de "andada", quando os caranguejos saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter