Saúde

PCR contrata 50 novos agentes de saúde ambiental para controle do Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife registrou redução de cerca de 75% dos casos de arboviroses notificados e de 83% dos casos confirmados

Agentes atuarão  ações de sanitização de espaços públicos para prevenção da covid-19 e de controle do mosquito Aedes aegyptiAgentes atuarão ações de sanitização de espaços públicos para prevenção da covid-19 e de controle do mosquito Aedes aegypti - Foto: PCR/Divulgação

A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã desta quinta-feira (16), a contratação de 50 agentes de saúde ambiental e controle de endemias, aprovados em concurso público. Os profissionais devem reforçar as ações de sanitização de espaços públicos para prevenção da Covid-19 e de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zilka. 

Durante o anúncio, realizado virtualmente, o prefeito Geraldo Julio ainda destacou o último Levantamento do Índice de Infestação para Aedes Aegypti (LIRAa) do Recife. O resultado geral apresentado foi de 1,6% - o menor dos últimos quatro anos para este período do ano. 

Este ano, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife registrou redução de cerca de 75% dos casos de arboviroses notificados e de 83% dos casos confirmados, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram notificados 952 casos de arboviroses, sendo 765 casos de dengue, 167 de chikungunya e 20 de zika. Desses, foram confirmados 278 casos de dengue e 65 de chikungunya. Em relação aos óbitos, foram quatro mortes suspeitas de arboviroses, das quais três foram descartadas e uma continua em investigação pela Vigilância Epidemiológica do Recife.

Veja também

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares
Incêndios florestais

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais
Monges católicos

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais

Newsletter