Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Prefeitura do Recife anuncia desapropriação de terreno onde será construído Hospital da Criança

Hospital irá oferecer consultas, exames, cirurgias, atendimento odontológico e diversas subespecialidades pediátricas para pessoas com até 18 anos de idade

Projeto do futuro Hospital da Criança do RecifeProjeto do futuro Hospital da Criança do Recife - Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (24), a publicação do decreto de desapropriação do terreno onde será construído o Hospital da Criança do Recife. Com uma área construída de cerca de 10 mil m², a unidade de saúde voltada ao público infanto-juvenil será erguida na avenida Recife, no bairro do Caçote. 

As obras serão de responsabilidade do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife. O valor de mercado estimado do terreno, segundo a gestão municipal, é de R$ 6,7 milhões

O futuro Hospital da Criança é uma promessa de campanha do prefeito João Campos e irá oferecer consultas, exames, cirurgias, atendimento odontológico e diversas subespecialidades pediátricas para pessoas com até 18 anos de idade. 

“[O hospital] terá uma importante função social de cuidar e de promover a saúde em nossa cidade. É mais um passo que a gente dá, sempre com muito trabalho”, afirmou João Campos. 

Até o mês de julho, a Prefeitura do Recife lançará o edital de licitação para contratar o projeto executivo da obra. 

O hospital
Com três blocos (ambulatorial, hospitalar e administrativo), o hospital terá capacidade para 3.580 consultas, 4.800 exames e 480 cirurgias por mês

A unidade ofertará 50 leitos de internação clínica, cirúrgica e integrais de Saúde Mental, além de 10 leitos de UTI, e realizará cirurgias de pequeno porte.

A população terá acesso a ambulatórios especializados em diversas subespecialidades pediátricas, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) e Centro de Apoio ao Atendimento à Criança Vítima de Violência, além de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo 3).

No bloco ambulatorial, serão oferecidas diversas subespecialidades pediátricas: Pediatria, Fisiatria, Neuropediatria, Psiquiatria, Gastroenterologia, Psicologia, Ginecologia, Nutrição, Hebiatria, Dermatopediatria, Oftalmopediatria, Otorrinopediatria, Cirurgia Pediátrica e Fisioterapia Respiratória.

O bloco hospitalar contará com estrutura hospitalar de pequeno porte, tendo 50 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. Equipado com duas salas cirúrgicas e uma sala de recuperação anestésica, poderá realizar cirurgias de pequeno porte. Já o bloco administrativo terá auditório, cozinha, refeitório, almoxarifado, farmácia, área para engenharia hospitalar, vestiários, banheiros e docas para carga e descarga.

Projeto
Por ser voltado ao público infantil, o Hospital da Criança será um ambiente lúdico, com janelas amplas e vista para o ambiente externo. O projeto usará painéis de madeira para a decoração, com elementos e pinturas que remetem à natureza e a brincadeiras infantis. Durante o dia, será aproveitada a luz natural para iluminação dos ambientes.

O espaço abrigará também o SADT, que ficará responsável pela realização de exames complementares, para finalização de diagnósticos cirúrgicos e clínicos/ambulatoriais, contando com exames de imagens e laboratoriais gerais e específicos: radiologia simples e com contraste, ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, teste pulmonar, endoscopia digestiva e patologias clínicas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter