Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Recife anuncia vacinação para idosos com 62 anos ou mais; agendamento já pode ser feito

Vacinação contra a Covid-19 no RecifeVacinação contra a Covid-19 no Recife - Foto: Rodolfo Loepert/PCR

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (9), que os idosos com 62 anos ou mais já poderão ser imunizados na Capital. O agendamento para essas pessoas já está liberado no site ou aplicativo do Conecta Recife, e as doses serão aplicadas a partir deste sábado (10), nos centros de vacinação e drive-thrus da prefeitura.
 
Ao fazer o anúncio, o prefeito João Campos comentou sobre a responsabilidade com que o processo de vacinação é conduzido e garantiu a segunda dose para aqueles que apenas receberam a primeira . “Infelizmente, tem havido o atraso no recebimento de insumos para a fabricação de vacinas, isso fez com que a produção no Butantan fosse paralisada e pode colocar em cheque a vacinação de pessoas no Brasil a fora. No Recife, nós temos a garantia de que todo mundo que recebeu a primeira dose, receberá a segunda dose”, explicou o gestor.
 
“Também estamos fazendo essa nova abertura porque nós recebemos doses da AstraZeneca, produzidas pela FioCruz, com isso é possível abrir para esse novo grupo. As decisões devem ser balizadas com muita responsabilidade para garantir que todos e todas tenham a segurança de um processo de vacinação organizado e feito da melhor forma pela nossa equipe”, anunciou João Campos.
 
Na última quarta-feira (7), a capital pernambucana atingiu a marca da capital com o maior número de vacinados com a segunda dose do Brasil. Segundo os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Recife tem quase 5% da população com esquema vacinal completo. Até o momento, 94.004 pessoas já receberam a segunda dose da vacina no Recife, e 245.268 pessoas receberam ao menos a primeira dose.


Hoje, o Recife está vacinando idosos a partir de 64 anos; trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. O município também está imunizando funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 (UTI e enfermaria Covid) e nos serviços de urgência e emergência.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter