Logo Folha de Pernambuco

Recife

Prefeitura do Recife apresenta dados sobre o trânsito e planejamento para Semana da Mobilidade

Em conjunto com a CTTU, foi lançada a Pesquisa Origem e Destino, no site e aplicativo do Conecta Recife

Coletiva de imprensa da Prefeitura do Recife com a CTTUColetiva de imprensa da Prefeitura do Recife com a CTTU - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Leia também

• Obra de drenagem altera trânsito na Zona Oeste do Recife; veja esquema

• Vocalista do grupo Garotos de Ouro morre em acidente de trânsito

• Obra na BR-101 é concluída e trecho próximo ao Hospital das Clínicas tem trânsito liberado

Com início na próxima segunda-feira (20), a Semana de Mobilidade contará com um conjuntos de ações no trânsito realizados pela Prefeitura do Recife. Em conjunto com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), foi lançada a Pesquisa de Origem e Destino, vista como meio para aumentar o conforto do deslocamento das pessoas.

Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura apresentou o Relatório de Segurança no Trânsito do Recife, que utiliza dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito e é desenvolvido pela CTTU. A partir dele, foi identificado um recuo de 8,5% na quantidades casos fatais em 2019 e 2020.

Os órgãos reforçaram a importância da participação população no formulário para a pesquisa, que pode ser respondida neste link, ou no aplicativo do Conecta Recife.

As ações, aplicadas entre a segunda-feira (20) e a sexta-feira (24), serão divididas em três pilares. Para a fiscalização do trânsito da cidade, os agentes de trânsito aumentarão os cuidados acerca de fatores de maior risco nos motociclistas, que de acordo com o Relatório de Segurança no Trânsito do Recife, são cerca de 38% dos casos fatais em acidentes de trânsito. Será fiscalizado o uso incorreto do capacete, ingestão de álcool e excesso de velocidade. 

Quanto à infraestrutura, a CTTU realizará uma requalificação e ampliação da Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, em Santo Amaro, com as intervenções sendo somadas aos 150 km de rotas cicláveis em Recife que foram alcançados em 2021. Ainda para a questão, será implantado mais um trecho da Faixa Azul, alcançando cerca de 2,8 km da Avenida Visconde de Jequitinhonha, no bairro de Boa Viagem. Agora, aproximadamente 6 km formam o corredor exclusivo no eixo norte-sul, entre as avenidas Domingos Ferreira e Herculano Bandeira. 

Para otimizar o trânsito da cidade, a Semana de Mobilidade também dará atenção à educação e comunicação com os motoristas e motociclistas. Um exemplo é a comunicação através do Programa de Educação para o Trânsito, que é destinado a pedestres, motoristas e ciclistas. Durante o período, serão realizadas ações nas escolas municipais e particulares, através da Trupe da CTTU, visando levar informações acerca da segurança nas ruas às crianças. 

Confira a programação da Semana de Mobilidade

Segunda (20): Blitze do Programa Piloto seguro
Terça (21): Início do treinamento de motoristas de ônibus complementares no Compaz Ariano Suassuna
Quarta (22): Implantação da área de trânsito calmo na Rua Frei Casimiro com urbanismo, além da ampliação, requalificação da Ciclofaixa
Professor Josias de Albuquerque e ações da Trupe da CTTU com a distribuição da cartilha “Bora de Bike, Recife?”
Quinta (23): Ação dos agentes de trânsito para doação de sangue
Sexta (24): Implantação da Faixa Azul na Avenida Visconde de Jequitinhonha

Veja também

Newsletter