Logo Folha de Pernambuco

Recife

Prefeitura do Recife apresenta dados sobre o trânsito e planejamento para Semana da Mobilidade

Em conjunto com a CTTU, foi lançada a Pesquisa Origem e Destino, no site e aplicativo do Conecta Recife

Coletiva de imprensa da Prefeitura do Recife com a CTTUColetiva de imprensa da Prefeitura do Recife com a CTTU - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Leia também

• Obra de drenagem altera trânsito na Zona Oeste do Recife; veja esquema

• Vocalista do grupo Garotos de Ouro morre em acidente de trânsito

• Obra na BR-101 é concluída e trecho próximo ao Hospital das Clínicas tem trânsito liberado

Com início na próxima segunda-feira (20), a Semana de Mobilidade contará com um conjuntos de ações no trânsito realizados pela Prefeitura do Recife. Em conjunto com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), foi lançada a Pesquisa de Origem e Destino, vista como meio para aumentar o conforto do deslocamento das pessoas.

Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura apresentou o Relatório de Segurança no Trânsito do Recife, que utiliza dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito e é desenvolvido pela CTTU. A partir dele, foi identificado um recuo de 8,5% na quantidades casos fatais em 2019 e 2020.

Os órgãos reforçaram a importância da participação população no formulário para a pesquisa, que pode ser respondida neste link, ou no aplicativo do Conecta Recife.

As ações, aplicadas entre a segunda-feira (20) e a sexta-feira (24), serão divididas em três pilares. Para a fiscalização do trânsito da cidade, os agentes de trânsito aumentarão os cuidados acerca de fatores de maior risco nos motociclistas, que de acordo com o Relatório de Segurança no Trânsito do Recife, são cerca de 38% dos casos fatais em acidentes de trânsito. Será fiscalizado o uso incorreto do capacete, ingestão de álcool e excesso de velocidade. 

Quanto à infraestrutura, a CTTU realizará uma requalificação e ampliação da Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, em Santo Amaro, com as intervenções sendo somadas aos 150 km de rotas cicláveis em Recife que foram alcançados em 2021. Ainda para a questão, será implantado mais um trecho da Faixa Azul, alcançando cerca de 2,8 km da Avenida Visconde de Jequitinhonha, no bairro de Boa Viagem. Agora, aproximadamente 6 km formam o corredor exclusivo no eixo norte-sul, entre as avenidas Domingos Ferreira e Herculano Bandeira. 

Para otimizar o trânsito da cidade, a Semana de Mobilidade também dará atenção à educação e comunicação com os motoristas e motociclistas. Um exemplo é a comunicação através do Programa de Educação para o Trânsito, que é destinado a pedestres, motoristas e ciclistas. Durante o período, serão realizadas ações nas escolas municipais e particulares, através da Trupe da CTTU, visando levar informações acerca da segurança nas ruas às crianças. 

Confira a programação da Semana de Mobilidade

Segunda (20): Blitze do Programa Piloto seguro
Terça (21): Início do treinamento de motoristas de ônibus complementares no Compaz Ariano Suassuna
Quarta (22): Implantação da área de trânsito calmo na Rua Frei Casimiro com urbanismo, além da ampliação, requalificação da Ciclofaixa
Professor Josias de Albuquerque e ações da Trupe da CTTU com a distribuição da cartilha “Bora de Bike, Recife?”
Quinta (23): Ação dos agentes de trânsito para doação de sangue
Sexta (24): Implantação da Faixa Azul na Avenida Visconde de Jequitinhonha

Veja também

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos
TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Newsletter