Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Prefeitura do Recife cria 41 novos leitos de UTI

Com hospitais de campanha dos Coelhos, Imbiribeira e Rua da Aurora, município concentra as três maiores UTIs do Estado

Prefeito do Recife, Geraldo JulioPrefeito do Recife, Geraldo Julio - Foto: Reprodução/YouTube

A Prefeitura do Recife inaugura, nesta sexta-feira (12), 41 novos leitos de UTI nos três hospitais de campanha do município. Desta forma, a cidade passa a concentrar as três maiores unidades de terapia intensiva de Pernambuco. Os hospitais provisórios com mais leitos são os localizados nos Coelhos (90), Imbiribeira (80) e Rua da Aurora (70). 

“O isolamento social e a criação dos hospitais de campanha permitiram que a fila por UTI fosse zerada e a ocupação dos leitos começasse a diminuir”, afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante coletiva de imprensa virtual realizada na manhã desta sexta-feira. 

De acordo com o secretário de saúde municipal, Jailson Correia, 148 leitos de UTIs dos hospitais provisórios da cidade estão ocupados atualmente. Deste montante de pacientes, 66 são moradores do Recife e 82 vêm de outros municípios. “Enquanto capital, Recife possui uma responsabilidade muito grande. Por isso, reitero a importância da PCR criar esse novos leitos”, comentou o secretário.

Reabertura

A capital pernambucana deve continuar seguindo as datas estipuladas Plano de Convivência do Governo de Pernambuco para a reabertura de atividades econômicas. “A definição do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus já era de começar a terceira etapa a partir da próxima segunda feira, inclusive, com a volta do comércio de rua. Ontem, foram anunciadas 85 cidades onde isso será freado. Não é o nosso caso. As condições do Recife permitem que seja feita a progressão dessa retomada”, explicou Jailson.

Ainda de acordo com o secretário, “Quero enfatizar que essa volta gradual das atividades econômicas deve acompanhar os protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e outras medidas”, alertou. “Já as pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades precisam continuar com seus cuidados redobrados”, complementou.

São João

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Geraldo Julio também respondeu a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de que a Prefeitura do Recife destine os recursos do São João para o combate à Covid-19. “O evento será 100% digital e a verba utilizada é de origem privada, alimentando a cadeia cultural local. Tudo será patrocinado por uma grande empresa, que terá sua marca vinculada durante a programação”, esclareceu.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter