Prefeitura do Recife cria 41 novos leitos de UTI
Com hospitais de campanha dos Coelhos, Imbiribeira e Rua da Aurora, município concentra as três maiores UTIs do Estado
A Prefeitura do Recife inaugura, nesta sexta-feira (12), 41 novos leitos de UTI nos três hospitais de campanha do município. Desta forma, a cidade passa a concentrar as três maiores unidades de terapia intensiva de Pernambuco. Os hospitais provisórios com mais leitos são os localizados nos Coelhos (90), Imbiribeira (80) e Rua da Aurora (70).
“O isolamento social e a criação dos hospitais de campanha permitiram que a fila por UTI fosse zerada e a ocupação dos leitos começasse a diminuir”, afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante coletiva de imprensa virtual realizada na manhã desta sexta-feira.
Leia também
• Retomada do Recife prevê abertura de comércio e praias antes do resto do Estado
• Mais de R$ 160 milhões foram investidos no combate à pandemia do Recife
• Recife chega a 1.500 vidas salvas em hospitais de campanha da Covid-19
De acordo com o secretário de saúde municipal, Jailson Correia, 148 leitos de UTIs dos hospitais provisórios da cidade estão ocupados atualmente. Deste montante de pacientes, 66 são moradores do Recife e 82 vêm de outros municípios. “Enquanto capital, Recife possui uma responsabilidade muito grande. Por isso, reitero a importância da PCR criar esse novos leitos”, comentou o secretário.
Reabertura
A capital pernambucana deve continuar seguindo as datas estipuladas Plano de Convivência do Governo de Pernambuco para a reabertura de atividades econômicas. “A definição do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus já era de começar a terceira etapa a partir da próxima segunda feira, inclusive, com a volta do comércio de rua. Ontem, foram anunciadas 85 cidades onde isso será freado. Não é o nosso caso. As condições do Recife permitem que seja feita a progressão dessa retomada”, explicou Jailson.
Ainda de acordo com o secretário, “Quero enfatizar que essa volta gradual das atividades econômicas deve acompanhar os protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e outras medidas”, alertou. “Já as pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades precisam continuar com seus cuidados redobrados”, complementou.
São João
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Geraldo Julio também respondeu a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de que a Prefeitura do Recife destine os recursos do São João para o combate à Covid-19. “O evento será 100% digital e a verba utilizada é de origem privada, alimentando a cadeia cultural local. Tudo será patrocinado por uma grande empresa, que terá sua marca vinculada durante a programação”, esclareceu.