Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Prefeitura do Recife cria canal de denúncias de 'fura filas' na vacinação

A iniciativa acontece após notícias de pessoas que se vacinaram fora do grupo prioritário no Estado, uma delas uma arquiteta, no Recife

VacinaçãoVacinação - Foto: Jacob King / Pool / AFP

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou nas redes sociais a criação de um canal digital para denúncias sobre pessoas que tenham furado a fila prioritária da vacinação contra a Covid-19 na capital pernambucana. 

A iniciativa acontece após a notícia de pessoas que se vacinaram sem ser do grupo prioritário, em Jupi, no Agreste de Pernambuco, motivando a abertura de investigação pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Houve também um caso de uma arquiteta que se vacinou no Recife, fato que gerou reações nas redes sociais.

A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis.

O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.  A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, em conjunto com a Procuradoria e Controladoria Geral do Município. 

"Antes mesmo do início do processo de vacinação contra a Covid-19, falei que não iríamos admitir pessoas desrespeitando a ordem de prioridade no Recife. Por isso, criamos um canal de denúncias, o 'Respeite a Fila', que já está funcionando dentro no site do Conecta Recife. Vamos assinar um termo de parceria com o Ministério Público de Pernambuco para que essas informações que chegarem à Ouvidoria da Prefeitura também sejam enviadas prontamente ao órgão, para a apuração e o encaminhamento das medidas cabíveis. Não vamos tolerar privilégios", avisou o prefeito João Campos. 

Nesta primeira fase do Plano Recife Vacina, podem se vacinar trabalhadores de saúde da linha de frente; idosos acima de 60 anos que vivem nas Instituições de Longa Permanência e os funcionários desses locais; e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. Até o momento, a capital pernambucana recebeu, do Ministério da Saúde, 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas. Desde terça-feira (19), 13 equipes itinerantes estão seguindo um cronograma para vacinar o público-alvo. 

Confira:

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter