Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Prefeitura do Recife fará visitas e dará orientações a 200 bares e restaurantes de quinta a sábado

Com a proximidade do final de semana, equipes do Procon, Vigilância Sanitária, Dircon e Brigada Ambiental irão intensificar as visitas a bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias para verificar cumprimento dos novos protocolos nesta fase de reabertura

Fiscalização do Procon RecifeFiscalização do Procon Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife vai realizar, de quinta (23) até sábado (25), mais 200 visitas em bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e outros estabelecimentos alimentícios que voltaram a receber o público nesta semana, na nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19. O objetivo é orientar sobre os protocolos sanitários necessários para este momento de reabertura. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta quarta-feira (22). 

“Nós vamos realizar mais 200 visitas de orientação em estabelecimentos de alimentação como restaurantes, bares e lanchonetes para garantir o cumprimento dos protocolos, nas próximas quinta, sexta e sábado. Estarão empenhadas as equipes da Vigilância Sanitária, do Procon e também do Controle Urbano. O objetivo é que sejam cumpridos os protocolos do distanciamento entre mesas, do manuseio correto dos alimentos, além dos cuidados com a limpeza e sanitização desses ambientes para que a gente diminua o risco de contaminação e da retomada do crescimento da covid em nossa cidade”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Desde a última segunda-feira (20), a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), a Vigilância Sanitária (Visa), a Brigada Ambiental e o Procon Recife fizeram inspeções em mais de 100 estabelecimentos para garantir o cumprimento dos novos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado. 

O prefeito afirmou ainda que a ação tem o objetivo de contribuir com o esforço que já vem sendo feito pelos estabelecimentos e pela população, nos cuidados preventivos. “Essa é uma ação para somar esforços ao que já vêm fazendo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os empreendedores e toda a população, para que a gente garanta o funcionamento desses estabelecimentos com a máxima segurança”, disse o gestor.

Desde o início da pandemia, os estabelecimentos alimentícios puderam funcionar para entrega (como ponto de coleta e delivery), mas não para consumo no local. Nesta fase de reabertura para consumo interno do público, os restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares, padarias e outros precisam limitar o atendimento presencial a até 50% da capacidade de lotação, têm que encerrar as atividades às 20h e manter o distanciamento de 1,5 metro entre clientes de mesas diferentes. 

Também não é permitida a realização de shows e apresentações musicais, além de os estabelecimentos terem que respeitar o limite sonoro de 35 decibéis para música ambiente. O uso de máscaras é obrigatório por parte de funcionários e clientes, e os estabelecimentos devem disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos. 

Contatos para denúncia de irregularidades:
 
- Procon Recife: pelo e-mail [email protected]

- Vigilância Sanitária: 3355.1878

- Dircon: pelos e-mails [email protected], [email protected] ou [email protected], de acordo com a localização do estabelecimento

- Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - 0800.720.4444, de segunda a sexta, das 8h às 17h

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter