Logo Folha de Pernambuco

Ação Inverno

Prefeitura do Recife investirá R$ 96,6 milhões em conjunto de ações de proteção contra chuvas

Ação prevê contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco

Foto: Rodolfo Loepert/ PCR Imagem

Neste ano, a Ação Inverno no Recife contará com investimento de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Prefeitura da Cidade, região Central do município. Os trabalhos começaram em janeiro deste ano, com a limpeza dos canais e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais. 

De acordo com a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, a cidade apresenta algumas características naturais que dificultam o escoamento da água da chuva. "Como baixas cotas em relação do nível do mar, a interferência direta com a variação da maré e o lençol freático é aflorante no período de chuvas. Além disso, tem ainda o crescimento histórico desordenado", disse. 

A Ação Inverno prevê a colocação de 3,2 milhões de metros quadrados de lonas plásticas, 14 mil ações de porta a porta para conscientização da população e 50 mil vistorias em pontos de risco durante todo o ano. Já está em andamento a limpeza de 99 canais que cortam a cidade, bem como mais de 30 obras de contenção de encostas e a recuperação da drenagem de várias ruas. 

O prefeito João Campos ressaltou que 67% do território do Recife está em área de morro. "Então, as principais prioridades na área de contenção de encostas é nesta área e a macro e micro drenagem que são canais, galerias e canaletas são feitas naqueles pontos que apresentam maior nível de obstrução, onde tem alagamentos recorrentes", comentou o gestor. 

Estão em andamento as obras da Estrada das Ubaias, em Casa Forte; na rua Senador Tomaz Lobo, na Estância, e na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, totalizando 5,5 milhões. 

Mais informações em instantes

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter