Prefeitura do Recife irá implantar nova ponte na Zona Norte da Cidade
A Ponte do Arruda tem como objetivo criar novas conexões viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe
Com o intuito de criar novas conexões viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe, a Prefeitura do Recife vai implantar a Ponte do Arruda, que cruzará o Canal do Arruda/Vasco da Gama na altura de sua confluência com o Rio Beberibe. A obra beneficiará mais de 150 mil pessoas de forma direta.
Nesta quinta-feira (3), o edital da licitação para a escolha da empresa que executará a intervenção foi publicado no Diário Oficial do Município pela Secretaria de Saneamento, que está conduzindo o projeto. O valor máximo para a construção da ponte é de R$ 10,9 milhões.
De acordo com a secretária de Saneamento do Recife, Érika Moura, a ponte faz parte da nova avenida radial, que está sendo implantada e terá seis quilômetros de novas vias, criando acesso entre a região do Arruda e BR-101.
“Ela será erguida em concreto armado, medindo 30 metros de comprimento por 14 metros de largura, com duas faixas de rolamento totalizando sete metros, ciclovia e calçadas dos dois lados”, destacou.
Leia também
• Professores da Rede Municipal de Ensino do Recife deflagram greve a partir da próxima segunda (7)
• Putin diz que invasão da Ucrânia avança 'como planejado'
• Homem é preso em Olinda suspeito de dar o 'golpe do amor' em mais de 10 vítimas
O equipamento conectará o trecho já pronto da radial (Lote 1) com o final da Avenida José dos Anjos e com a Avenida Correia de Brito, de onde se chega à Estrada de Belém e ao município de Olinda.
As obras da nova radial incluem pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e ciclovia. O Lote 2 já foi entregue e margeia o Rio Beberibe entre a Rua Cidade de Monteiro e o CT do Santa Cruz, numa extensão de 1,5 quilômetro, além de uma nova avenida de 700 metros implantada às margens do Rio Morno, até a Rua Guarajá.
Antes, o Lote 1 havia sido concluído, indo da Avenida José dos Anjos até a Rua dos Craveiros, que mede 1,2 km. É esse trecho que se conectará diretamente com a Ponte do Arruda.
O Lote 3, que mede 1,3 quilômetro e vai do antigo Centro de Treinamento do Santa Cruz até as proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, em Dois Unidos, está recebendo os últimos serviços antes da entrega.
“Quando estiver totalmente concluída, a nova radial terá mais de oito quilômetros entre o Canal do Arruda/Vasco da Gama e a BR-101, incluindo as vias já existentes, e fará a conexão pelo bairro de Campo Grande até as proximidades da Avenida Agamenon Magalhães”, ressaltou a secretária.