Prefeitura do Recife monta Parquinho da Vacina para imunização de crianças contra a Covid-19
Ação itinerante começa, nesta sexta-feira (10), na Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga
Para acelerar a vacinação de crianças contra a Covid-19, a Prefeitura do Recife (PCR) anunciou nesta quinta-feira (10) o Parquinho da Vacina, uma ação itinerante que percorrerá diversos bairros da capital. A ação começa nesta sexta-feira (11), na Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga. As ações acontecerão sempre das 8h às 16h.
Leia também
• Pernambuco recebe nova remessa de vacinas pediátricas da Pfizer
• Rio aplicará quarta dose da vacina um ano após a terceira
• Justiça obriga pais de aluna de colégio do Rio de Janeiro a imunizar filha
O Parquinho da Vacina contará com brinquedos infláveis, futebol, pipoca e outros atrativos para crianças. De acordo com a PCR, a ideia é levar diversão às crianças que irão se vacinar e facilitar a imunização desse público para pais e responsáveis que, por razões diversas, ainda não conseguiram levar os filhos para os centros de vacinação.
A iniciativa se junta a outras lançadas pela PCR para intensificar a vacinação contra a Covid-19, como o Caldinho da Vacina, Carro da Vacina e a vacinação itinerante. Estas ações levaram a cerca de 70 mil doses aplicadas de imunizantes.
Documentos necessários
Pais e responsáveis devem apresentar documento de identificação da criança e do comprovante de residência do município. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por meio de um termo de consentimento por escrito. Nesses casos, além do termo, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar um documento que comprove a relação de parentesco, além dos documentos já necessários.
Aplicação dos imunizantes
As crianças de 5 a 11 anos poderão receber a vacina Pfizer, criada especificamente para o público infantil. Já a partir dos 6 anos, também pode ser ofertada a vacina Coronavac. As seringas são menores e específicas para a faixa etária. A PCR destaca, também, que a vacinação das crianças deve cumprir intervalo de 15 dias (antes ou depois) entres as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.
No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial. No dia da vacinação, as crianças também recebem um Certificado de Criança Super Vacinada, estampado pelo personagem MC Gotinha, com uma capa de super-herói, além de também receberem um livro de literatura infantil.
Informações Úteis
Parquinho da Vacina
Sábado (12) - 8h às 16h: Creche Municipal Esperança, Torrões
Domingo (13) - 8h às 16h: Escola de Referência em Ensino Fundamental Caic Creusa Barreto Dornelas Câmara, Santa Luzia
Centros de Vacinação exclusivos para vacinação infantil
Sest/Senat - Porto da Madeira
UFPE - Cidade Universitária
Faculdade Universo - Imbiribeira
Unicap - Boa Vista
Horários: 7h30 às 18h30 (domingo a domingo)
Agendamento pelo site ou pelo app Conecta Recife