Logo Folha de Pernambuco

Obras

Prefeitura do Recife anuncia início das obras da Ponte do Arruda, na Zona Norte

O equipamento vai estabelecer interações viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe, como parte de uma via radial que criará um novo acesso entre a região e a BR-101

Prefeitura do Recife inicia construção da Ponte do Arruda Prefeitura do Recife inicia construção da Ponte do Arruda  - Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (26), o início das obras da Ponte do Arruda, intervenção para a mobilidade e a urbanização da Bacia do Rio Beberibe, na Zona Norte da cidade.

A nova construção foi divulgada logo após a entrega da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, no último sábado (24), que liga os bairros do Monteiro, da Zona Norte, e Iputinga, da Zona Oeste. 

A Ponte do Arruda, que cruzará o canal de mesmo nome na altura de sua confluência com o Rio Beberibe, terá um investimento de R$ 13,8 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

O equipamento vai estabelecer interações viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe, como parte de uma via radial que criará um novo acesso entre a região e a BR-101. 

A obra faz parte do programa PAC Beberibe e fica sob responsabilidade da Secretaria de Saneamento da Prefeitura do Recife. 

Ponte do Arruda Local da construção da Ponte do Arruda. Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife. 

A Ponte do Arruda será erguida em concreto armado nas fundações e em estrutura metálica na superestrutura, medindo 36 m de comprimento por 14m de largura, com duas faixas de rolamento totalizando 7m, ciclovia ao lado do rio Beberibe e 5m de calçadas.

Secretário de Saneamento do Recife, George Scavuzzi, explicou os benefícios do novo equipamento, que  conectará o Lote 1, um dos trechos já prontos da nova radial, com a Avenida Correia de Brito, de onde se chega à Estrada de Belém e ao município de Olinda.

"Sem a ponte, os motoristas precisam percorrer uma distância de um quilômetro pela Avenida José dos Anjos, fazendo o retorno na altura da Rua Farias Neves, para chegar ao outro lado do canal”, disse o secretário. 

A nova avenida marginal já teve 4,8 km entregues, além da pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e ciclovia. O primeiro trecho concluído foi o lote 1, entre a Avenida José dos Anjos e a Rua dos Craveiros.

Também foram entregues o lote 2, da Avenida Cidade de Monteiro até o local onde está sendo construída a Ponte do Rio Morno, e o lote 3, que segue do antigo CT do Santa Cruz até as imediações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, em Dois Unidos.

Mapa da Ponte do Arruda Mapa da Ponte do Arruda. Foto: Reprodução.

Outras pontes no Recife 

A Ponte do Arruda é a quarta obra deste porte idealizada pela gestão municipal. Além da já entregue Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, há outras duas pontes em construção. 

A Ponte do Rio Morno, que também integra a nova radial e ligará os bairros de Beberibe e Dois Unidos, e a Ponte Júlia Santiago, com 335 metros de comprimento, a maior ponte construída no Recife nos últimos 40 anos, para ligar os bairros de Areias e Imbiribeira.

A Ponte Júlia Santiago vai agilizar o fluxo entre dois pontos importantes da cidade: Avenida Recife e Avenina Mascarenhas de Moraes.

Outra obra em andamento é do pontilhão, na altura da Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros, no bairro do Espinheiro, Zona Norte, para melhorar a mobilidade na Avenida Governador Agamenon Magalhães. 

Veja também

Newsletter