Com exames no prédio-sede da prefeitura, Recife abre programação do Outubro Rosa esta sexta
Serão ofertados diversos serviços de saúde como mamografia e testes rápidos e gratuitos para diversas doenças
Leia também
• Recife inicia, esta sexta (1º), campanha de multivacinação de menores de 15 anos
• 'Olhar Indiscreto': nova série brasileira da Netflix será estrelada, escrita e dirigida por mulheres
• Policial condenado à prisão perpétua por feminicídio que comoveu o Reino Unido
A partir desta sexta-feira (1º), diversos serviços de diagnóstico precoce do câncer de mama estarão disponíveis para a população do Recife em homenagem ao Outubro Rosa.
No edifício-sede da Prefeitura do Recife, servidores e visitantes poderão, nesta sexta, fazer testagem rápida e gratuita de Covid-19, sífilis, HIV e hepatites B e C das 8h às 16h. O mamógrafo móvel também estará à disposição no local, ofertando exames para mulheres residentes na cidade com idade entre 50 e 69 anos.
Ao longo do mês, também haverá atividades voltadas para a saúde da mulher em outros pontos do Recife. No Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, haverá mutirão de inserção do DIU (dispositivo intrauterino) e de mamografia, sem necessidade de marcação prévia. Os exames começarão a ser realizados na próxima segunda-feira (4), a partir das 8h.
Ao todo, serão ofertados 360 exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos e 120 implantes de DIU (60 por livre demanda e 60 para mulheres reguladas pelo município), que não tem idade limite.
O mamógrafo móvel voltará a disponibilizar 80 vagas diárias em vários locais da cidade, sendo 40 em cada turno. A programação segue abaixo:
Saúde não só do corpo
Em outubro, o HMR trabalhará também a autoestima feminina. Cortes de cabelo e design de sobrancelhas - respeitando os protocolos de proteção contra a Covid-19 segundo a prefeitura - serão realizados no HMR no dia 19 de outubro, durante todo o dia
Máscaras, palestras educativas sobre direitos da mulher, amamentação e nutrição serão realizadas nas salas de espera do hospital para incentivar as mulheres a realizarem exames importantes para a própria saúde.
Para realizar os exames, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.