Aedes aegypti

Recife realiza mutirão contra arboviroses nos bairros do Ipsep e Passarinho

Ações acontecem neste sábado (28) e domingo (29)

Visita dos agentes de saúde da Prefeitura do Recife para controle contra o mosquito Aedes aegyptiVisita dos agentes de saúde da Prefeitura do Recife para controle contra o mosquito Aedes aegypti - Foto: Marcos Pastich/PCR Imagem

O mutirão contra o mosquito Aedes aegypti deste fim de semana, promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), chega aos bairros do Ipsep, na Zona Sul, e do Passarinho, na Zona Norte. 

Nos dois dias, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde (Sesau) deverão visitar 2.100 imóveis. 

No sábado (28), serão visitados 1.300 imóveis – 800 no Ipsep e 500 no Passarinho. Além do trabalho de enfrentamento das arboviroses, no bairro do Passarinho, a ação também incluirá desratização e vacinação antirrábica para cães e gatos da região. As atividades em campo ocorrem entre 8h e 13h. 

No domingo (29), mais 800 residências do Ipsep receberão a visita dos agentes para verificar a existência de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, fazer eliminação mecânica dos focos, aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água e orientar os moradores sobre o que fazer para evitar a proliferação do mosquito. 

Também deversão ser visitados 12 pontos estratégicos da área que são locais com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade.

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. 

De janeiro até agora, segundo a Prefeitura do Recife, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias da Prefeitura do Recife visitaram mais de 1,4 milhão de imóveis da capital e cerca de 11 mil pontos estratégicos de monitoramento.

Bora Se Cuidar
A plataforma “Bora se cuidar contra o mosquito", que está disponível no site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter