Logo Folha de Pernambuco

RECONHECIMENTO

Compaz garante à Prefeitura do Recife mais alto prêmio de política pública da ONU

Iniciativa foi ganhadora do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas

Prêmio foi concedido nesta sexta-feira (16)Prêmio foi concedido nesta sexta-feira (16) - Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Como forma de reconhecimento pela política pública realizada por meio dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), a Prefeitura do Recife recebeu, nesta sexta-feira (16), o mais alto prêmio de política pública da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa foi ganhadora do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, que contempla ações que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e oferecem excelência no serviço público.

Da sala do Conselho de Segurança da ONU, o prefeito do Recife, João Campos, agradeceu pelo reconhecimento.

“Recebemos o mais alto prêmio de política pública da ONU, que foi dado ao Compaz. E eu falo sobre esse prêmio aqui, na sala do Conselho de Segurança da ONU, local em que são tomadas as decisões mais estratégicas do mundo em relação à segurança. Que bom que o Recife optou pelo caminho certo - o caminho da paz, da igualdade, oportunidade… Que o Compaz siga crescendo no Recife e inspirando tanta gente no Brasil”, afirmou o gestor municipal.

Para a ONU, o Compaz se enquadra nos requisitos da Agenda 2030 da organização, plano de ação global das Nações Unidas que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Atualmente, a Capital pernambucana conta com quatro Centros Comunitários da Paz. Os equipamentos estão em áreas periféricas da Cidade identificadas com alto índice de violência. 

São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), O Compaz Governador Miguel Arraes (Praça da Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque).  

Nos locais, os cidadãos têm acesso a práticas esportivas, culturais e educacionais em um espaço de convivência para todas as idades.

Além disso, eles reúnem várias atividades e serviços. Entre eles, o Procon, CRAS, Mediação de Conflitos, Junta Militar, artesanato, futebol, basquete, vôlei e programação ativa nas bibliotecas.

Veja também

Newsletter