Carnaval

Prefeituras e Governo de Pernambuco oferecem serviços de saúde para foliões; confira ações

Entre os serviços, estão: vacinação contra Covid-19, distribuição de preservativos e pontos de atendimento de urgência

Ladeiras de Olinda no carnavalLadeiras de Olinda no carnaval - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Para aproveitar o Carnaval, saúde e bem-estar precisam estar alinhados. Com isso, o Governo de Pernambuco e as prefeituras do Recife e de Olinda promovem ações para os foliões. Entre os serviços, estão: vacinação contra a Covid-19, distribuição de preservativos e pontos de atendimento de urgência. 

Além da imunização contra a Covid-19 nos postos e locais de vacinação municipais, a Secretaria de Saúde de Pernambuco oferece, no Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, atendimento 24h com a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e distribuição de mais de 3,2 milhões de preservativos (masculino e feminino) e 50 mil sachês de gel lubrificante. 

Entre os demais serviços estão: abastecimento dos estoques de sangue para suprir as necessidades dos hospitais; reforço das equipes de monitoramento de agravos em saúde e regulação de leitos; acolhimento à mulher vítima de violência física e sexual (Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa); e a promoção da educação no trânsito com blitzes de fiscalização e educação realizadas pelos agentes da Operação Lei Seca. 

Recife
No Recife, a Prefeitura montou um esquema especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção à doenças e orientações à população

São mais de 2 mil profissionais escalados para garantir assistência aos foliões, 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 13 unidades de saúde com diversas especialidades.

Ao longo da folia, a população do Recife vai contar com 13 unidades de saúde para atendimentos de urgência de diversas especialidades. São elas: clínica médica; desintoxicação de álcool e outras drogas; parto/maternidade; odontologia; pediatria; traumato-ortopedia; pequenas urgências; e violência contra mulher.

A Secretaria de Saúde do Recife também distribui 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, além de 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os foliões também podem realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em dois pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h.

A Profilaxia Pós-Exposição (PeP) é ofertada nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Arnaldo Marques, no Ibura, e Agamenon Magalhães, em Afogados. 

Durante a festividade, as vacinas contra Covid-19 continuam sendo disponibilizadas nos Centros de Vacinação montados em quatro shoppings da capital, são eles: Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro. O horário é o mesmo do funcionamento de cada mall ao longo dos dias de festa. 

Além disso, os pontos de testagem de Covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também estão realizando os exames para detectar o novo coronavírus.

No aplicativo Conecta Recife o folião tem detalhes dos serviços. A Prefeitura também disponibiliza todas as ações de saúde realizadas no município no site do Carnaval do Recife. A população deve acessar o site e escolher a opção "Serviço" e em seguida "Saúde". 

Olinda
a Prefeitura de Olinda oferece vários atendimentos de Urgência/Emergência 24h na Escola Maria da Glória, em Guadalupe, na Policlínica João Barros Barreto, no Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA) de Peixinhos e no Hospital do Tricentenário. 

Com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Saúde do município montou um stand no Carmo, ao lado dos Correios, para testagem rápida de HIV/ Sífilis, das 11h às 18h, além dos serviços do Hospital do Tricentenário para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) HIV/Sífilis, Hepatite Virais e outras ISTs. Agentes distribuem cerca de 1 milhão de preservativos nas ladeiras. 

No município, a Vigilância Sanitária montou três barreiras de fiscalização, onde são analisadas bebidas e comidas que entram no Circuito do Carnaval. 

Todos os serviços de saúde oferecidos pelo município durante a folia estão disponíveis no site da Prefeitura de Olinda

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter