Premiê britânico pede maior controle sobre vendas online de facas para menores
O acusado tinha 17 anos quando a tragédia ocorreu, mas conseguiu comprar uma faca na Amazon, sendo menor de idade na época
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pediu nesta quarta-feira (22) controles mais rígidos sobre as vendas online de facas, falando a repórteres após o assassinato de três meninas por um adolescente que comprou a arma mesmo sendo menor de idade.
"Tragicamente, ele conseguiu encomendar a arma do crime online sem qualquer controle. Isso não pode continuar", disse o trabalhista Starmer em declarações ao The Sun.
Um juiz de Liverpool deve proferir uma sentença na quinta-feira no caso do adolescente Axel Rudakubana, que se declarou culpado na segunda-feira pelos assassinatos de Bebe King, de 6 anos, Elsie Dot Stancombe, de 7, e Alice da Silva, de 9, esfaqueadas em 29 de julho em Southport, noroeste da Inglaterra, durante uma aula de dança.
O acusado tinha 17 anos quando a tragédia ocorreu, mas conseguiu comprar uma faca na Amazon, sendo menor de idade na época.
O esfaqueamento desencadeou distúrbios em dezenas de cidades, alimentados por agitadores de extrema direita em meio a rumores de que o suspeito teria sido retratado erroneamente como um solicitante de asilo e muçulmano.
Em meados de dezembro, mais de 410 pessoas foram condenadas em todo o país pelos distúrbios, incluindo mais de 360 à prisão.
Leia também
• França pede para evitar 'escalada' com Argélia em plena tensão
• França ordena que Venezuela 'reduza o pessoal diplomático' em Paris em resposta a medida semelhante
• Exército israelense afirma que matou "20 mil agentes do Hamas" em Gaza
"A tecnologia está aí para implementar controles de verificação de idade, inclusive para facas de cozinha encomendadas online. Devemos usá-la para proteger nossas crianças de ataques futuros", Starmer acrescentou em seus comentários ao jornal.
Na terça-feira, um menino de 12 anos foi esfaqueado até a morte em Birmingham, em um incidente no qual outro adolescente foi preso.
De acordo com a mídia britânica, o governo pode recomendar um processo de verificação de idade em duas etapas para compradores de facas online.
O primeiro passo seria pedir um documento de identidade aos compradores e o segundo seria gravar um vídeo para comprovar a idade