Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Premiê da Índia visita Rússia em 8 e 9 de julho e se reúne com Putin

Sob a liderança de Modi, a Índia tem evitado condenar a ação de Moscou na Ucrânia

Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e presidente russo, Vladimir Putin, em encontro em setembro de 2022Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e presidente russo, Vladimir Putin, em encontro em setembro de 2022 - Foto: Alexandr Demyanchuk/SPUTNIK/AFP

O governo da Rússia informou nesta quinta-feira (4) que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitará o país em 8 e 9 de julho e deve se reunir com o presidente Vladimir Putin. A visita havia sido anunciada no mês passado por funcionários russos, mas até então sem datas reveladas.

A Rússia tem mantido laços fortes com a Índia desde a Guerra Fria, e a importância de Nova Délhi como um importante comercial para Moscou tem crescido desde que o Kremlin enviou tropas à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A China e a Índia têm se tornado importantes compradores de petróleo russo, após as sanções impostas pelos EUA e seus aliados que fecharam mercados do Ocidente para exportações russas.

Sob a liderança de Modi, a Índia tem evitado condenar a ação de Moscou na Ucrânia, enquanto enfatiza a necessidade de um acordo pacífico.

A visita de Modi se segue à reeleição dele para um terceiro mandato seguido. Ele visitou a Rússia pela última vez em 2019, para um fórum econômico em Vladivostok, e foi a Moscou pela última vez em 2015. Já Putin se reuniu com Modi pela última vez em setembro de 2022, no Usbequistão, e em 2021 viajou a Nova Délhi para conversas com o líder aliado. 
 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter