Logo Folha de Pernambuco

Prêmio Nobel

Prêmios Nobel 2021 de Literatura e Ciências serão entregues nos países dos agraciados

Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional banquete na prefeitura de Estocolmo não vai acontecer; anúncio dos vencedores será online

Salão da prefeitura de  Estocolmo, onde aconteciam as premiações do Nobel Salão da prefeitura de Estocolmo, onde aconteciam as premiações do Nobel  - Foto: Fredrik Sandberg / TT News Agency / AFP

Os ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, Física, Química, Economia e Medicina de 2021 receberão a distinção em seus países de residência, e não em Estocolmo, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia do coronavírus — anunciou a Fundação Nobel nesta quinta-feira (23).

Ainda não se tomou uma decisão a respeito do Prêmio Nobel da Paz, concedido em Oslo, segundo as mesmas fontes. 

Os prestigiosos prêmios são anunciados em outubro, mas entregues em cerimônias solenes em Estocolmo e Oslo, em 10 de dezembro, por ocasião do aniversário da morte de Alfred Nobel (1833-1896).
 

"Acho que todo mundo gostaria que a pandemia fosse uma coisa do passado, mas ainda não estamos nesse ponto", afirmou o diretor-executivo da fundação, Vidar Helgesen, referindo-se às "incertezas sobre a evolução da pandemia e sobre as viagens internacionais".

Cancelado no ano passado, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, o célebre banquete na prefeitura de Estocolmo também não será realizado este ano. 

Apesar da ausência dos agraciados, haverá uma cerimônia em Estocolmo, provavelmente com público local, segundo a fundação.

As tradicionais entrevistas coletivas dos vencedores serão transmitidas on-line. 

Este ano, os prêmios Nobel, que completam seu 120º aniversário, serão anunciados entre 4 e 11 de outubro.

Veja também

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Newsletter