'Presente de Natal': Santander deposita por engano US$ 175 milhões em contas de 75 mil britânicos
Falha técnica pagou valores em dobro para clientes, inclusive de bancos rivais
Cerca de 75 mil britânicos receberam um "presente de Natal" inusitado. O Santander do Reino Unido transferiu, por engano, um total de 130 milhões de libras, o equivalente a US$ 175 milhões, que foram distribuídos para milhares de correntistas, inclusive de bancos rivais. E, agora, está tentando recuperar o dinheiro.
Em comunicado divulgado no fim de semana, o Santander informou que está buscando a ajuda de seus concorrentes para tentar reaver a quantia.
"Sentimos muito que, devido a um problema técnico, alguns pagamentos de nossos clientes corporativos foram duplicados em depósitos para os destinatários", diz o comunicado.
Leia também
• Ronaldo 'fenômeno' testa positivo para Covid-19
• Boninho posta enigma sobre BBB22; internautas especulam quem entrará na casa
• Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022
Segundo o banco, nenhum dos clientes cujas contas originaram esses depósitos equivocados tiveram descontos indevidos como resultado desta falha técnica. "Estamos nos esforçando junto a vários bancos de todo o Reino Unido para recuperar essas transações duplicadas nos próximos dias", afirma o texto.
Muitos que receberam o depósito indevido podem nem ter notado o erro. Na conta dos clientes, pode ter parecido um pagamento regular, porque foram quantias duplicadas de depósitos corriqueiros, feitos por clientes corporativos para pagar fornecedores e empregados. Cerca de 2 mil contas comerciais do Santander apresentaram a falha.
Clientes de dezenas de bancos, como Barclays, HSBS e Virgin Money, estão entre os que receberam os pagamentos indevidos, segundo reportagem do The Times of London, que primeiro noticiou a falha.
Alguns correntistas do próprio Santander também foram agraciados com o depósito irregular. Apesar de o banco estar contando com a ajuda dos rivais para recuperar as quantias transferidas por engano, não está claro como as instituições financeiras vão lidar com os clientes que eventualmente já tenham gasto o dinheiro que receberam por engano.
O Santander Reino Unido, braço britânico do Santander da Espanha, tem mais de 14,4 milhões de clientes.