Presidente argentino é o primeiro a cumprimentar Castillo como vencedor das eleições no Peru
Com 99,1% das atas apuradas, o candidato esquerdista conta com 50,2% dos votos, contra 49,7% para Fujimori
O argentino Alberto Fernández foi, nesta quinta-feira (10), o primeiro presidente a cumprimentar o esquerdista Pedro Castillo como chefe de Estado eleito do Peru, apesar de ainda estar pendente sua proclamação, devido a uma demanda de sua adversária, a direitista Keiko Fujimori.
"Hoje (quinta-feira) me comuniquei com @PedroCastilloTe, presidente eleito do Peru. Expressei-lhe meu desenho de que unamos esforços a favor da América Latina. Somos nações profundamente irmanadas. Celebro que o querido povo peruano enfrente o futuro na democracia e com solidez institucional", escreveu no Twitter Fernández, peronista de centro-esquerda.
Hoy me comuniqué con @PedroCastilloTe, presidente electo de Perú. Le expresé mi deseo de que unamos esfuerzos en favor de América Latina. Somos naciones profundamente hermanadas.
— Alberto Fernández (@alferdez) June 10, 2021
Celebro que el querido pueblo peruano enfrente el futuro en democracia y con solidez institucional. pic.twitter.com/vKaKpdBdik
Castillo ainda não foi proclamado oficialmente vencedor, mas lidera com uma pequena vantagem a eleição de domingo, cuja apuração dos votos continua lentamente.
Leia também
• Bolsonaro lamenta eleição de Castillo para a presidência do Peru
• Castillo se declara vencedor, mas órgão eleitoral do Peru espera fim da apuração
• Keiko lidera eleições no Peru, mas votos de áreas rurais diminuem vantagem sobre Castillo
Com 99,1% das atas apuradas, o candidato esquerdista conta com 50,2% dos votos, contra 49,7% para Fujimori.
A candidata de direita pediu ao Júri Eleitoral Nacional para anular os resultados de 802 atas - que representam cerca de 200.000 votos - por supostas irregularidades.