Logo Folha de Pernambuco

internacional

Presidente argentino viajará ao Texas para se reunir com Elon Musk em fábrica da Tesla

Nos Estados Unis desde quarta-feira, Javier Milei recebeu o título de 'embaixador internacional da luz' por seu apoio a Israel durante cerimônia em sinagoga

O presidente argentino, Javier Milei (esq.), e o magnata Elon MuskO presidente argentino, Javier Milei (esq.), e o magnata Elon Musk - Foto: Juan Mabromata/Alain Jocard/AFP

Após vários acenos mútuos, o presidente da Argentina, Javier Milei, se reunirá com o empresário sul-africano canadense Elon Musk, o segundo homem mais rico do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes. O encontro será realizado na sexta-feira (12), na fábrica de carros elétricos da Tesla — empresa cujo CEO é Musk — localizada em Austin, Texas, nos Estados Unidos.

Milei, que chegou com sua irmã e conselheira presidencial Karina Milei em Miami na manhã de quarta-feira (10), estava originalmente programado para se encontrar com Musk no sábado (13). Seu porta-voz, Manuel Adorni, anunciou o novo horário da reunião no X (antigo Twitter), sem especificar quaisquer outras mudanças na agenda de sua viagem internacional.

“O Presidente da Nação visitará a fábrica da Tesla no Texas na próxima sexta-feira, 12 de abril, às 10 horas. Lá, ele também se reunirá com Elon Musk. Fim”, informou Adorni, na quinta-feira, sem especificar o fuso horário.

O encontro entre Milei e Musk tem como pano de fundo um histórico de elogios entre os dois. Um dos primeiros comentários ocorreu quando o empresário parabenizou o presidente após vencer a eleição em novembro do ano passado.

— Hoje eu tive uma ótima conversa com Elon Musk, na qual eu o agradeci por defender as ideias de liberdade e apoiar nosso trabalho, especialmente considerando tudo o que ele representa como um ícone da liberdade no mundo — disse o presidente na época. — Elon me desejou boa sorte e sucesso em meu trabalho, lembrando-me de que a Argentina costumava ser um dos países mais prósperos e influentes do mundo e que ele estava ciente de todos os desafios que tanto a Argentina quanto eu temos pela frente.

Desde que Milei começou a corrida para a Casa Rosada, os dois homens têm se envolvido em trocas amigáveis nas redes sociais. Em setembro de 2023, o magnata respondeu ao apresentador americano Tucker Carlson depois que ele publicou um vídeo promovendo sua entrevista com o líder do A Liberdade Avança e então candidato à presidência.

"A hiperinflação e a política monetária imprudente poderão em breve devastar a economia global. Nós viajamos para a Argentina, onde isso já aconteceu", disse o jornalista em uma gravação que ele carregou no X em 13 de setembro.

Em resposta, Musk escreveu: “Os gastos excessivos do governo, que são a causa principal da inflação, arruinaram inúmeros países".

O empresário também se referiu ao discurso de Milei no Fórum Econômico de Davos, realizado em janeiro deste ano: “Boa explicação sobre o que torna os países mais ou menos prósperos", disse o magnata, que também é proprietário do X (antigo Twitter).

O presidente respondeu enfaticamente com pontos de exclamação e disse que estava muito agradecido.

Antes de se encontrar com Musk, Milei participou de uma cerimônia judaica em Miami na quarta-feira, onde foi reconhecido por seu apoio a Israel como "Embaixador Internacional da Luz" em uma sinagoga. Nesta quinta, o presidente argentino se reuniu com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e fará um discurso na Universidade Internacional da Flórida na parte da tarde, de acordo com uma cópia de sua agenda compartilhada por sua equipe de imprensa na terça-feira.

Para encerrar a viagem, Milei voará, no domingo, para Copenhague para se reunir com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, antes de assinar o contrato para a compra de 24 aeronaves F-16 para a Força Aérea Argentina.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter