Logo Folha de Pernambuco

ÁUSTRIA

Presidente austríaco encarrega pela primeira vez extrema direita para formação de governo

Os conservadores declararam no dia seguinte que estavam dispostos a negociar com a extrema direita

O presidente da Áustria, Alexander van der BellenO presidente da Áustria, Alexander van der Bellen - Foto: Joe Klamar/AFP

O presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, encarregou nesta segunda-feira (6), pela primeira vez na história do país, um líder da extrema direita, Herbert Kickl, para formar um governo, após o fracasso das negociações por outras forças políticas.

A Áustria, membro da União Europeia, mergulhou na incerteza política no sábado, depois que o primeiro-ministro conservador, Karl Nehammer, encerrou as negociações para formar um governo de centro sem a extrema direita, que venceu as eleições legislativas no final de setembro.

Nehammer anunciou que renunciaria "nos próximos dias" ao cargo de chanceler e presidente do Partido Popular Austríaco (ÖVP), prometendo uma "transição organizada".

Os conservadores declararam no dia seguinte que estavam dispostos a negociar com a extrema direita.

Considerando "a nova situação [...], encarreguei" Kickl, cujo Partido da Liberdade Austríaco (FPÖ) obteve quase 29% dos votos em 29 de setembro, de conduzir as negociações com os conservadores, declarou o chefe de Estado, o ecologista Alexander Van der Bellen.

As declarações surgem depois de uma reunião de pouco mais de uma hora com o líder da extrema direita, que acrescentou que a decisão "não foi fácil".

O FPÖ já participou como minoria em um governo, mas nunca ocupou a chancelaria deste país de nove milhões de habitantes.

Antes das eleições, Van der Bellen não escondeu sua resistência a Herbert Kickl, a quem já chamou de "múmia senil".

Em outubro, o chefe de Estado preferiu escolher o chanceler conservador em final de mandato Karl Nehammer para negociar a formação de um Executivo, contrariando a prática habitual, que reserva esse direito ao partido vencedor.

Veja também

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria
CONFLITO

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria

Juíza bloqueia divulgação de relatório final de promotor responsável por investigações contra Trump
EUA

Juíza bloqueia divulgação de relatório final de promotor responsável por investigações contra Trump

Newsletter