Presidente chinês expressa seu otimismo em sua mensagem pelo Ano Novo lunar
A China registrou um crescimento econõmico de 5% em 2024, uma taxa pouco comum nos países desenvolvidos
O presidente chinês, Xi Jinping, adotou um tom otimista nesta segunda-feira (27), em sua mensagem pelo Ano Novo lunar, embora tenha reconhecido que nos últimos meses o país enfrentou "situações complexas e graves".
O dirigente falou em uma reunião de altos quadros do Partido Comunista Chinês (PCC), dias antes das festividades que serão celebradas entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, para marcar o início do ano da serpente na quarta-feira.
A China está enfrentando a recuperação após a pandemia e está diante de uma crise do setor imobiliário, um enfraquecimento do consumo interno e um alto desemprego entre os jovens.
"Durante o último ano, confrontados com situações complexas e graves, reagimos com compostura, implementando medidas integrais, superamos as dificuldades e nos encorajamos mutuamente para seguir adiante", disse Xi Jinping, em declarações divulgadas pela agência oficial chinesa.
Leia também
• Irã afirma ter disparado mísseis pilotados por inteligência artificial
• Rússia afirma que tomou da Ucrânia o controle de um povoado na região russa de Kursk
• Governos latino-americanos discutiram resposta à política migratória de Trump dias antes da posse
As autoridades "implementaram medidas para estimular a economia e favorecer a recuperação", afirmou o dirigente que qualificou os resultados de "notáveis e encorajadores".
"Demonstramos novamente que com trabalho duro e esforço, nenhuma dificuldade ou obstáculo pode frear o povo chinês em sua busca de uma vida melhor", assegurou o dirigente.
A China registrou um crescimento de 5% em 2024, uma taxa pouco comum nos países desenvolvidos, mas que está longe dos níveis de expansão da economia chinesa de há uma década.
Além disso, a China enfrenta o desafio do novo mandato de Donald Trump nos Estados Unidos, que pode impor tarifas prejudiciais para os produtos chineses.