Presidente chinês promete um bilhão de doses da vacina anticovid à África
A conferência ocorre em um contexto em que os países africanos tentam reativar suas economias duramente afetadas pela pandemia
O presidente chinês Xi Jinping prometeu nesta segunda-feira (29) um bilhão de doses da vacina anticovid para a África, em forma de doações ou de apoio à produção local.
"No marco do combate à covid, a China vai fornecer para a África um bilhão de doses de vacinas adicionais, das quais 600 milhões serão em forma de doações e 400 milhões em outras formas, como a criação de unidades de produção de vacinas", disse em um discurso em vídeo no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
Leia também
• 'Nunca mais!': o grito da OMS para a Covid-19
• Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo; ainda não se sabe qual variante
• Covid-19: veja onde fazer teste gratuito no Recife durante esta semana
A conferência ocorre em um contexto em que os países africanos tentam reativar suas economias duramente afetadas pela pandemia. Para conseguir, buscam reforçar a cooperação com a China, primeiro aliado comercial do continente.
A África está muito atrasada na vacinação contra a Covid-19 da população.
"Temos que continuar a luta solidária contra a covid. Devemos priorizar a proteção das nossas populações e acabar com a brecha da vacinação", disse o presidente chinês.