Presidente da Câmara de Representantes dos EUA se reunirá com presidente de Taiwan
Taiwan vive sob constante ameaça de invasão da China
O presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, anunciou que se reunirá com a com a presidente de Taiwan na Califórnia e não descartou a possibilidade de visitar a ilha.
O governo de Tsai Ing-wen entregou à equipe de McCarthy dados de inteligência de que uma visita de uma figura política proeminente dos Estados Unidos poderia resultar em ameaças da China, informou o jornal Financial Times, que citou funcionários de alto escalão de Taiwan que pediram anonimato.
Leia também
• Suíça abre investigação sobre conluio de preços por empresas de perfumes
• Zelensky e Putin agradecem às mulheres por seu papel na guerra
• Comparado à Alemanha nazista, governo britânico defende seu plano anti-imigração
McCarthy confirmou os planos de reunião com Tsai nos Estados Unidos, mas afirmou aos jornalistas em Washington que o encontro não significa que ele não viajará a Taiwan.
"Isto não tem nada a ver com a minha viagem, se eu for para Taiwan", disse McCarthy, segundo a agência Bloomberg.
"A China não pode me dizer para onde e quando posso ir", acrescentou.
Taiwan vive sob constante ameaça de invasão da China, que considera a ilha parte de seu território e alerta reiteradamente sobre a intenção de retomar a área.
Em agosto, uma viagem da antecessora de McCarthy, a democrata Nancy Pelosi, provocou muitas críticas da China, que reagiu com as maiores manobras militares de sua história ao redor da ilha.