Logo Folha de Pernambuco

Meio ambiente

Presidente da COP26 pede compromisso ambiental a candidatos a premiê britânico

"Qualquer um que aspira a dirigir nosso país deve mostrar que levará o assunto muito a sério", disse Alok Sharma

Câmeras em frente a Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânicoCâmeras em frente a Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico - Foto: Carlos Jasso/AFP

O presidente da COP26, Alok Sharma, pediu, neste domingo (17), aos candidatos ao cargo de primeiro-ministro britânico que não abandonem o objetivo de neutralidade de carbono do Reino Unido

"Qualquer um que aspira a dirigir nosso país deve mostrar que levará o assunto muito a sério", disse o britânico ao jornal "The Observer". 

"Espero que todos os candidatos se deem conta de por que isso é tão importante para os eleitores (...) E espero que vejamos, sobretudo, nos dois últimos candidatos, compromissos muito claros" sobre a questão, acrescentou. 

Dos cinco candidatos ainda na disputa para suceder a Boris Johnson em Downing Street, apenas o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak não questionou a meta do país de neutralidade de carbono até 2050. 

Dos nomes ainda na corrida para Downing Street, a ex-ministra britânica da Igualdade Kemi Badenoch manifesta reservas a manter as metas, enquanto a chanceler Liz Truss e outros pediram um "replanejamento" em relação à forma de alcançá-las. 

O novo primeiro-ministro britânico será anunciado em 5 de setembro, em meio a uma tentativa do Partido Conservador de reconstruir seu apoio popular, abalado por uma série de escândalos que levaram à renúncia de Johnson em 7 de julho como líder da sigla.

Sharma é presidente da COP26, a cúpula internacional do clima sediada pelo Reino Unido em Glasgow, em novembro, em busca da adoção de medidas para a redução do aquecimento global.

Veja também

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Newsletter